Receita de brigadeiro gourmet tradicional - curso de brigadeiros da brigadeirosa

Hoje eu vou te mostrar como eu faço o meu melhor brigadeiro tradicional gourmet. Para mim, o melhor brigadeiro gourmet é feito de: chocolate em barra, leite condensado e manteiga. 🙂

Mas é claro que, se você quiser adicionar qualquer coisa na receita do brigadeiro gourmet, você pode.  É como eu sempre digo: não existe certo ou errado. Existe o que é melhor para você! Dentre esses itens, eu já vi adicionando: creme de leite, glucose, gemas, farinha de trigo e maisena.

O único conselho que eu te dou de coração é, se for adicionar qualquer ingrediente extra na sua receita do brigadeiro, faça testes e entenda profundamente qual a influência, qual a diferença daquele ingrediente na receita do seu brigadeiro. Às vezes, alguns ingredientes são adicionados na receita sem qualquer tipo de consciência,  isso pode diminuir a qualidade do seu brigadeiro e, no final das contas, a maioria  nem precisa ser adicionado nas receitas.

Não siga à risca todas as receitas que você vê. Teste e tire as suas conclusões do que é melhor para você e para seu negócio. Essa é a melhor forma para encontrar a sua melhor receita de brigadeiro gourmet.

Eu vou te mostrar aqui a minha receita de brigadeiro gourmet que é o que eu acredito. Eu acredito em calorias que valem a pena serem ingeridas. Eu prezo por qualidade sobre quantidade. Eu me importo com o sabor. E é por isso que o meu brigadeiro é puro: leite condensado, manteiga e chocolate.

Ele é, de fato, o brigadeiro mais difícil de fazer porque é preciso de técnica, é preciso controlar o ponto do brigadeiro de uma maneira profissional e cuidadosa. Senão, essa receita vai fazer casquinha, vai açucarar mesmo. E quem disse que o caminho mais fácil é o melhor caminho? Os caminhos difíceis também tem suas glórias.

Por exemplo, o brigadeiro puro, por ser mais difícil de ser feito, por exigir mais técnica, é o brigadeiro que muitas relutam em fazer. E é por isso que ele acaba naturalmente sendo mais exclusivo e isso significa maior valor agregado. Em outras palavras, o brigadeiro puro pode ser cobrado a mais do que um brigadeiro normal com muitos ingredientes na receita para que ele dure mais ou afins.

Meu nome é Carol e eu sou a fundadora aqui da Brigadeirosa e a minha missão é te mostrar que para viver de brigadeiros é preciso ir além das receitas. Eu acredito que, para ter sucesso nos negócios, é preciso se reinventar e definir o seu sucesso nos seus próprios termos. O conhecimento empreendedor é o que separa as amadoras das empreendedoras de sucesso.

Então, eu vou te mostrar como eu faço a minha super receita de brigadeiro gourmet tradicional e depois vou te dar umas dicas a mais. 😉

brigadeiro gourmet tradicional

Eu prefiro assim. Sabor simples e marcante do brigadeiro tradicional gourmet feito somente com leite condensado, chocolate e manteiga. A Maria Brigadeiro já revelou que a fórmula dela também é essa, veja aqui o trailer dela contando sobre isso.

Para o brigadeiro gourmet de bolinha, eu prefiro essa receita aqui. Porque, quando eu como uma bolinha de brigadeiro, eu prefiro o sabor marcante dele, aquele sabor de infância. Para outras situações, por exemplo, para fazer recheios de bolo, bolo no pote… eu gosto de usar o creme de leite. Porque, nesses casos, eu quero uma textura mais suave e menos marcante para não ficar enjoativo e nem roubar toda atenção.

Além da receita, você encontra aqui o meu vídeo em que eu mostro como eu faço o meu melhor brigadeiro e qual o ponto do brigadeiro eu utilizo para essa receita.

Sim… O ponto do brigadeiro muda. Ele não é sempre o mesmo. Além de variar conforme a marca dos seus ingredientes, varia com a sua localização e com o tipo de chocolate.

Claro que se você usar mais ingredientes na receita, como por exemplo o creme de leite, o ponto vai ser completamente diferente.

brigadeiros tradicionais em fila

 Receita do Melhor Brigadeiro Tradicional Gourmet

Print Recipe
Receita de Brigadeiro Tradicional Gourmet
brigadeiro gourmet tradicional
Refeição Sobremesa
Cozinha Brasileira
Rendimento
Ingredientes
Refeição Sobremesa
Cozinha Brasileira
Rendimento
Ingredientes
brigadeiro gourmet tradicional
Instruções de preparo
  1. Leve ao fogo baixo a manteiga e o chocolate.
  2. Quando os dois estiverem derretidos, acrescente o leite condensado.
  3. Mexa sempre, carinhosamente, até o ponto de brigadeiro desejado.
  4. Quando chegar ao ponto, retire a panela do fogo e despeje todo o brigadeiro no recipiente untado.
Compartilhar

Dicas

O chocolate ao leite que eu usei nessa receita é o SICAO. O SICAO é fabricado pela Callebaut no Brasil, sendo assim o SICAO é brasileiro. Não é belga!

Mas essa fábrica de origem belga trouxe para o Brasil as melhores formas de se fabricar o chocolate. E o chocolate deles, o SICAO, é muuuuuito bom. Dentre as marcas nacionais, ele está dentre os melhores.

O ponto aqui é o seguinte, se você utilizar um chocolate que não seja de qualidade, seu brigadeiro vai ficar mais doce. Se você utilizar o Callebaut mesmo, o importado, ele vai ficar simplesmente perfeito. Isso porque o chocolate belga tem mais sabor e menos açúcar. De uma forma geral, os chocolates brasileiros são mais doces que os belgas.

utensilios para fazer brigadeiro

Para fazer essa receita, você precisa de uma panela, de preferência mais grossa e uma espátula.  E deixe de lado um recipiente, levemente untado com manteiga e uma colher para pegar os brigadeiros.

E acredite a panela grossa faz toda a diferença. Não precisa ser chique, nem de cerâmica. Uma boa panela de alumínio, como a minha da foto é suficiente.

Veja aqui todos os detalhes de como os utensílios afetam a sua receita de brigadeiro.

Você pode colocar os ingredientes todos de uma vez na panela e mexer até o ponto desejado. Eu gosto de derreter o chocolate direto com a manteiga na panela para andar mais rápido.

ingredientes para o brigadeiro tradicional

Isso não prejudica o chocolate de forma alguma! Apenas agiliza o processo.

O que você pode fazer para agilizar também é derreter o chocolate no microondas e depois colocá-lo diretamente na panela junto com o leite condensado e a manteiga. Ou pode colocar todos os ingredientes na panela e fazer o brigadeiro.

O seu jeito é o jeito certo.

No vídeo eu mostro o ponto de cambalhota que eu gosto de fazer para o brigadeiro tradicional gourmet. Acontece que, para cada tipo de chocolate (branco, ao leite e meio amargo), o ponto do brigadeiro muda para cada um deles. Para o chocolate ao leite, eu uso o ponto de cambalhota.

Depois de pronto, transfira o brigadeiro imediatamente para o prato, para que ele possa esfriar. Esse prato pode ficar tanto em temperatura ambiente, quanto na geladeira. Não tem problema algum.

Quando estiver esfriado, faça as bolinhas e passe no confeito de sua preferência.

enrolando o brigadeiro tradicional gourmet

Eu gosto de fazer as bolinhas de brigadeiro untando as mãos com manteiga. Assim, para mim, a manteiga ajuda os confeitos a pegarem melhor nas bolinhas. Mas isso é opcional, faça da melhor forma para você.

Já recebi vários comentários de pessoas que gostam de usar água fria. Eu não gosto. Mas pode ser que funcione para você. Especialmente se você possui as mãos quentes.

Itens utilizados nessa receita

Perguntas Frequentes de como fazer brigadeiro tradicional gourmet:

Por quanto vender o brigadeiro?

Veja aqui o curso completo de como calcular o preço do seu brigadeiro de uma forma fácil, prática e simples.

Por que você derrete o chocolate na panela? Ele estraga?

Porque eu gosto. Quando eu derreto o chocolate direto na panela, ele derrete mais rápido. Tem que ter muito cuidado ao fazer isso porque o chocolate é sensível, qualquer bobeira ele queima mesmo.

Mas você pode derretê-lo primeiro no microondas e depois colocar na receita. E, na verdade, você pode colocar o chocolate direto na receita e ficar mexendo bem para ter certeza de que ele vai estar 100% dissolvido. É difícil, o chocolate demora para derreter. Pode acontecer de ficar umas bolinhas no seu brigadeiro por isso.

Esse processo não estraga o chocolate porque ele vai deixar de ser chocolate de qualquer forma na receita do brigadeiro. Uma vez que você colocar o leite condensado, ele deixou de ser chocolate. Por isso que não tem muito problema derreter o chocolate dessa forma.

Eu não aconselharia você fazer isso se você for temperar o chocolate ou usar o chocolate como finalidade chocolate. Porque pode queimar mesmo. Mas se for para colocar dentro de uma receita, não tem problema algum.

E se seu brigadeiro queimar, faça brigadeiro de choquito. Veja aqui a receita.

Qual o prazo de validade da sua receita de brigadeiro gourmet?

O meu brigadeiro gourmet tem o prazo de validade de 3 dias em temperatura ambiente e 7 dias na geladeira.

A manteiga que você usa é com sal ou sem sal?

Tanto faz. Se você usar uma manteiga com sal, ela vai quebrar bem o doce do brigadeiro. Fica muito bom. Algumas pessoas gostam de usar sempre a manteiga com sal dai elas não precisam colocar uma pitada de sal na receita, para quebrar um pouco do doce e realçar mais o sabor da sobremesa.

Uma colher de sopa equivale a quantas gramas de manteiga?

Uma colher de sopa de manteiga equivale a 10 gramas de manteiga.

Quantos brigadeiros rendem essa receita?

Eu faço brigadeiros com 20 gramas cada um. Então, cada receita rende 20 brigadeiros. Veja aqui mais sobre rendimento da receita. E veja aqui quantas receitas de brigadeiro você precisa fazer para fazer um cento de brigadeiros.

Por quanto eu posso vender esse brigadeiro?

Clique aqui para baixar a planilha de custo do brigadeiro, para ter certeza de que não vai ter prejú.

Ao baixar essa planilha, eu também vou te mandar um vídeo explicando como você pode manuseá-la de forma prática e que você não tenha prejuízo.

Posso usar chocolate ao leite hidrogenado?

Eu não usaria. O sabor não vai ficar muito legal.

Dicas de confeito para o brigadeiro tradicional gourmet

Eu gosto de usar os confeitos da Callebaut. Nessa foto, à direita tem o confeito que se chama split e o da esquerda se chama vermicelli. Ambos são 100% chocolate belga e é por isso que eles são perfeitos.

Os confeitos tradicionais para brigadeiro, normalmente, têm muita gordura hidrogenada. E isso acaba com o sabor do seu brigadeiro.

Uma marca nacional que está inovando nesse caminho é a Unique da Harald. É possível encontrar vários tipos de confeitos para brigadeiro dessa marca sem adição de gordura hidrogenada. E o chocolate dela também é perfeito. É ótimo para fazer brigadeiros.

O manifesto da minha receita

A minha receita é feita para ser consumida fresca. É assim que ela mais funciona, é assim que se tem o seu maior sabor.

É claro que você pode adicionar o que quiser para fazer dela ideal para você. Eu já falei bastante sobre isso no Manifesto do Brigadeiro.

Mas essa é a minha receita, da forma que eu gosto de saboreá-la e da forma que eu gosto de vender. A minha filosofia é simples: eu vendo o que eu como.

É claro que dá mais trabalho, sempre tenho que fazer os brigadeiros na hora da entrega. Porém, isso também tem as suas recompensas, meu brigadeiro pode ser vendido mais caro que os demais. Porque naturalmente ele tem mais qualidade e é mais especial, personalizado. 😉

E ai, gostou do meu melhor brigadeiro gourmet tradicional?

Written by Carolina Tomazetti

Meu nome é Carol e eu sou empreendedora digital criativa e engenheira de brigadeiros. Eu tenho mais de 2.500 alunas inscritas no meu curso online de brigadeiros que aliás, vai além de receitas, chegando no empreendedorismo, incluso precificação facilitada e vendas genuínas. Fui convidada para falar sobre a Brigadeirosa no Google GDG Sorocaba e no GTalks da UFSCAR. Além de brigadeiros, eu vou te mostrar que seu negócio é muito mais do que ganhar dinheiro. Eu faço o Movimento Empreendedorismo com Alma ::: união das suas habilidades, seus desejos com a lucratividade. Viver com significado liberdade e abundância.

55 thoughts on “Receita do Melhor Brigadeiro Gourmet Tradicional

  1. Bom dia, Carol. Nessa receita vc usa o chocolate ao leite mesmo? Não chega a ser nem o 50%? Quero fazer os brigadeiros para o meu chá de bebê e comprei o Callebaut 35,7%, agora estou com medo de ficar muito doce… Agradeço desde já!

    1. Carol, aqui você fala em 10g de manteiga, em outras receitas vejo você falando em 1 colher de sopa. Uma colher de sopa equivale a 10g ou 20g? Obrigada!

  2. Carol, aqui você fala em 10g de manteiga, em outras receitas vejo você falando em 1 colher de sopa. Uma colher de sopa equivale a 10g ou 20g? Obrigada!

  3. Olá Carol tudo bem? Estou começando a fazer brigadeiros para deixar em mercearias e bares para que revendam, porém tenho tido muito problema com cristalização. Faço eles embrulho no papel firme certinho, os enrolo e ficam perfeitos no dia, porém no dia seguinte já estão todos cristalizados e acabo tendo prejuízo. Isso acontece com você também? Tem alguma dica para me dar? Beijos

  4. Olá Carol,boa noite tudo bom?Poxa seu site tem me ajudado bastante.Eu estou começando agora e gostaria de lhe perguntar.Vejo que algumas pessoas fazem no dia anterior para enrolar no dia da entrega,outras fazem e colocam na geladeira ate dar um ponto bom para enrolar.O que é o melhor?Gostaria de fazer e entregar no dia,mas existe o fator tempo, e fico preocupada!Na geladeira não fica muito duro?

    1. Olá Isaura.
      Ahhh que ótimo que o blog está te ajudando. Fico muito feliz em saber disso.
      Essas questões mais técnicas, eu falo sobre tudo isso no curso do brigadeiro: https://brigadeirosa.com/curso-do-brigadeiro-para-empreendedores/

      É um pouco difícil te explicar como tudo isso funciona aqui com poucas palavras. =)
      No curso eu desenvolvo toda essa linha de raciocínio, e também coloco a cristalização no meio de tudo isso.
      Agradeço de coração a compreensão

  5. Pingback: Guia de Forminhas
  6. Esse site é maravilhoso, li tudinho, atentamente, e voltarei se for preciso.
    estou começando agora nesse ramo e contando que tudo de certo, quero manter o foco e dar o meu melhor.

  7. Acabei de fazer. Entretanto, coloquei 50g de chocolate ao leite e 50g de meio amargo. Ficou beeem bom. É uma pena qye deu uma leve cristalizada. Da próxima vez vou acrescentar um pouquinho de glucose para ver se resolve essa questão. Obrigado por essa bela inspiração, seu site é lindo. Beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *