brigadeiro de morango

Receita de Brigadeiro Gourmet de Morango

Aprenda a fazer a receita do brigadeiro de morango gourmet feito com morangos de verdade. Veja o vídeo da receita do brigadeiro de morango e siga a receita.

A receita de brigadeiro gourmet de morango de hoje é feita com morango de verdade. Ou seja, é uma receita de brigadeiro com morango.

Eu vou te mostrar como utilizar o morango na receita do brigadeiro de morango passo a passo. Então, no post de hoje você vai aprender a receita de brigadeiro de morango de verdade.

Meu nome é Carol e eu sou a fundadora aqui da Brigadeirosa e a minha missão é te mostrar que para viver de brigadeiros é preciso ir além das receitas. Eu acredito que, para ter sucesso nos negócios, é preciso se reinventar e definir o seu sucesso nos seus próprios termos. O conhecimento empreendedor é o que separa as amadoras das empreendedoras de sucesso.

O brigadeiro de morango também é conhecido como docinho de bicho de pé. Como a receita de hoje é de brigadeiro de morango gourmet, eu também diria que ela é uma versão da receita do bicho de pé gourmet. Cabe a você decidir se é ou não.

brigadeiro de morango

O bicho de pé é, por tradição, feito com gelatina de morango ou com quick de morango. Eu não gosto muito do sabor desse doce de bicho de pé feito com a gelatina nem com o Quick, pois para mim fica muito artificial.

Eu gosto de usar morangos de verdade na receita do brigadeiro com morango, ou docinho de bicho de pé. Porque eu gosto do sabor natural. Para mim, nada se compara com esse sabor. Não existe nada que se possa comparar com o sabor natural da fruta.

A única desvantagem é que o brigadeiro não ficar vermelhinho, ou rosinha. Ele fica bem rosa claro, bem suave mesmo. É claro que você pode usar corantes para destacar o rosa dele, mas eu prefiro apostar somente no sabor.

brigadeiro com morango

Uma segunda alternativa é fazer esse brigadeiro de morango, ou bicho de pé, com chocolate sabor morango. Aqui tem uma receita de brigadeiro de morango feito com o chocolate de morango da Callebaut. Clique aqui para ver essa receita também.

Se você não tiver morangos frescos, pode utilizar aqueles congelados do supermercado mesmo. Ou até mesmo polpa de morango. É possível também usar geleias prontas. Eu gosto de usar as geleias orgânicas. Elas costumam ser mais saudáveis e de verdade. Mas é claro que antes de comprar que você vai verificar o rótulo para ver se realmente é de verdade. Veja aqui o post sobre o uso das geleias industriais no brigadeiro.

[embed_popupally_pro popup_id=”8″]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Receita de Brigadeiro Gourmet de Morango

Print Recipe
Receita do brigadeiro de morango gourmet
confeito para brigadeiro de morango
Refeição Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções
Ingredientes
Refeição Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções
Ingredientes
confeito para brigadeiro de morango
Instruções de preparação
  1. Leve o leite condensado, a manteiga e o chocolate para o fogo.
  2. Dê o ponto de cambalhota.
  3. Adicione a geleia de morango e verifique se o brigadeiro não perdeu ponto. Se perdeu, espere ele voltar ao ponto.
  4. Retire do fogo imediatamente e coloque em um recipiente para esfriar.
  5. Faça bolinhas e passe no confeito.
Notas da Receita

A quantidade de pasta de morando na receita pode variar.
Se sua pasta estiver um pouco rala, ou se os morangos não estiverem bem vermelhos, coloque mais pasta na receita até que ela fique rosinha.

Veja aqui o ponto de cambalhota.

Compartilhar

Receita de Geleia de Morango


Print Recipe
Geleia de Morango
geleia de morango
Refeição Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções
Ingredientes
Refeição Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções
Ingredientes
geleia de morango
Instruções de preparação
  1. Leve todos os ingredientes para o fogo até que pegue a consistência de geleia.
Notas da Receita

Se quiser, pode adicionar 02 limões para que a geleia fique ácida.

Como recheio de bolo, a geleia ácida fica bem gostosa.

Se quiser, pode bater tudo no liquidificador e depois peneirar e levar para o reduzir no fogo.

Compartilhar

Você também pode variar essa geleia para fazer diferentes tipos de brigadeiros. Por exemplo:

  • Pode adicionar limão e chamar seu brigadeiro de brigadeiro de limonada de morango
  • Pode adicionar licor de amêndoas
  • Pode adicionar cerveja de frutas vermelhas
  • Pode rechear o brigadeiro ao invés de colocar na massa

Notas
No vídeo, uma parte foi cortada (sem querer, me desculpa!). Nessa parte eu falo que se a sua geleia está demorando a derreter o morango, eu te aconselho a bater a mistura no liquidificador ou com um mixer.

No meu caso, eu peguei o mixer e bati a geleia na panela mesmo que eu estava cozinhando. Dai a geleia fica bem uniforme e bem bonitona.

E não se esqueça de passar a geleia na peneira para retirar as sementinhas do morango.

geleia de morango para fazer brigadeiro de morango

Quais os utensílios e/ou ingredientes usados nessa receita de brigadeiro gourmet de morango?

Perguntas Frequentes de como fazer brigadeiro de morango:

Por quanto vender o brigadeiro?

Veja o curso completo de como colocar preço no seu brigadeiro

Clique aqui e baixe a ficha técnica do brigadeiro para calcular o custo da sua receita.

E se seu quiser enrolar esse brigadeiro?

É só deixar ele mais tempo na panela até o ponto desejado. O meu ponto de enrolar é igual a dessa receita aqui.

Posso fazer essa receita de brigadeiro de morango sem adicionar o chocolate branco?

Claro. Mas dai eu chamo essa receita de bicho de pé.

Para mim, eu faço a seguinte classificação:

  • leite condensado + chocolate + manteiga = brigadeiro
  • leite condensado + manteiga = docinhos

Mas é apenas uma referência pessoal. Então, essa receita do vídeo, para mim, é um brigadeiro de morango. Se retirar o chocolate, ela seria um docinho de morango ou docinho de bicho de pé.

Posso bater o morango no liquidificador e colocar na receita do brigadeiro com morango?
Pode. Mas leve ao fogo para diminuir a quantidade desse suco (se acrescentou água) ou purê de morango (se não acrescentou água). Se colocar direto na receita, o seu brigadeiro vai ficar muito tempo no fogo e isso significa mais cristalização.

O meu brigadeiro não ficou rosa, por que?
A coloração rosa vai depender do seu morango. Se eles estiverem mais vermelhos, mais rosa o seu brigadeiro vai ficar. Se faz questão do brigadeiro ficar rosa, use corante ou use o chocolate de morango.

O meu brigadeiro com morango ficou com uma aparência estranha, por que?

A característica do morango varia muito. Alguns são muitos ácidos e alguns são muitos doces. Se você usar morangos muito ácidos, ele poderá talhar o leite condensado. Dai, o seu brigadeiro vai ficar com uma aparência mais opaca, mais estranha, não vai ficar lisa.

Esse brigadeiro de morango serve para recheio de trufas?

Esse brigadeiro de morango e nesse ponto, serve para qualquer tipo de recheio.

Por que você derrete o chocolate na panela? Ele estraga?

Porque eu gosto. Quando eu derreto o chocolate direto na panela, ele derrete mais rápido. Tem que ter muito cuidado ao fazer isso porque o chocolate é sensível, qualquer bobeira ele queima mesmo.

Mas você pode derretê-lo primeiro no microondas e depois colocar na receita. E, na verdade, você pode colocar o chocolate direto na receita e ficar mexendo bem para ter certeza de que ele vai estar 100% dissolvido. É difícil, o chocolate demora para derreter. Pode acontecer de ficar umas bolinhas no seu brigadeiro por isso.

confeito para brigadeiro de morango

Dicas de confeito para o brigadeiro de morango

 Nessa receita mostrada no vídeo, eu não utilizei confeitos nessa porque, quando eu faço brigadeiro gourmet de morango de copinho, eu não gosto de colocar confeitos. E isso é extremamente pessoal.

Eu também não gosto de colocar aquelas miçangas coloridas, por mais que elas sejam bonitas, eu não gosto do sabor delas. Para mim, esse tipo de confeito estraga o sabor do brigadeiro.

Por isso, eu gosto de deixa-lo meio que “in natura”.

Nessas fotos que você está vendo, são fotos novas que eu substitui no post. Como confeito, eu usei os callets de chocolate sabor morango da Callebaut e triturei esses callets no processador. Veja aqui como ralar o chocolate no processador.

Mais ideias para confeitar seu brigadeiro de morango:

[/s2If]

Written by Carolina Tomazetti

Meu nome é Carol e eu sou empreendedora digital criativa e engenheira de brigadeiros. Eu tenho mais de 2.500 alunas inscritas no meu curso online de brigadeiros que aliás, vai além de receitas, chegando no empreendedorismo, incluso precificação facilitada e vendas genuínas. Fui convidada para falar sobre a Brigadeirosa no Google GDG Sorocaba e no GTalks da UFSCAR. Além de brigadeiros, eu vou te mostrar que seu negócio é muito mais do que ganhar dinheiro. Eu faço o Movimento Empreendedorismo com Alma ::: união das suas habilidades, seus desejos com a lucratividade. Viver com significado liberdade e abundância.

99 thoughts on “Receita de Brigadeiro Gourmet de Morango

  1. Boa tarde, sou novata rss e estou tentando comprar seu livro. Pois pretendo vender . Estou amando as dicas. Bju e obgd por inicialmente está me dando uma força.

  2. Boa tarde, sou novata rss e estou tentando comprar seu livro. Pois pretendo vender . Estou amando as dicas. Bju e obgd por inicialmente está me dando uma força.

  3. Ola Carol,vou dar uma dica,quando for fazer geleias não precisa colocar agua,basta deixar a fruta com o açucar repousando alguns minutos,assim a futa soltara seu proprio suco.

  4. Ola Carol,vou dar uma dica,quando for fazer geleias não precisa colocar agua,basta deixar a fruta com o açucar repousando alguns minutos,assim a futa soltara seu proprio suco.

  5. Olá Carol, fiquei com duvidas. Na lista de ingredients escrita vc esqueceu de colocar ochocolate branco. Quanto a geleia, o rendimento dos morangos in natura, vc citou mais ou menos 2 colheres dependendo da fruta, mas acredito queo rendimento seja maior. Se eu utiliza tudo, para evitar desperdicio, sera q fica muito forte? Adorei as dicas. bjs

    1. Olá Alice!
      São 100 gramas de chocolate branco. 😉
      Eu não citei duas ou três colheres de rendimento, acho que você entendeu errado.
      Eu falo para você colocar 2 ou 3 colheres da geleia, essa quantidade depende da qualidade dos seus morangos. Se eles estiverem bem vermelhos e macios, apenas 2 colheres será suficiente, se estiverem muito brancos e sem graça, pode ser que seja necessário 03 colheres.
      A geleia você não utiliza tudo! Essa geleia tem um rendimento de aproximadamente 01 xícara.
      Como você vai usar apenas 02 ou 03 colheres, você pode aproveitar essa geleia e comer com torradas, dá para colocar em cobertura de bolo, em calda de pudim, com sorvete… =D
      Grande beijo
      Carol

  6. Olá Carol, fiquei com duvidas. Na lista de ingredients escrita vc esqueceu de colocar ochocolate branco. Quanto a geleia, o rendimento dos morangos in natura, vc citou mais ou menos 2 colheres dependendo da fruta, mas acredito queo rendimento seja maior. Se eu utiliza tudo, para evitar desperdicio, sera q fica muito forte? Adorei as dicas. bjs

    1. Olá Alice!
      São 100 gramas de chocolate branco. 😉
      Eu não citei duas ou três colheres de rendimento, acho que você entendeu errado.
      Eu falo para você colocar 2 ou 3 colheres da geleia, essa quantidade depende da qualidade dos seus morangos. Se eles estiverem bem vermelhos e macios, apenas 2 colheres será suficiente, se estiverem muito brancos e sem graça, pode ser que seja necessário 03 colheres.
      A geleia você não utiliza tudo! Essa geleia tem um rendimento de aproximadamente 01 xícara.
      Como você vai usar apenas 02 ou 03 colheres, você pode aproveitar essa geleia e comer com torradas, dá para colocar em cobertura de bolo, em calda de pudim, com sorvete… =D
      Grande beijo
      Carol

  7. Olá Carol, fiquei com duvidas. Na lista de ingredients escrita vc esqueceu de colocar ochocolate branco. Quanto a geleia, o rendimento dos morangos in natura, vc citou mais ou menos 2 colheres dependendo da fruta, mas acredito queo rendimento seja maior. Se eu utiliza tudo, para evitar desperdicio, sera q fica muito forte? Adorei as dicas. bjs

    1. Olá Alice!
      São 100 gramas de chocolate branco. 😉
      Eu não citei duas ou três colheres de rendimento, acho que você entendeu errado.
      Eu falo para você colocar 2 ou 3 colheres da geleia, essa quantidade depende da qualidade dos seus morangos. Se eles estiverem bem vermelhos e macios, apenas 2 colheres será suficiente, se estiverem muito brancos e sem graça, pode ser que seja necessário 03 colheres.
      A geleia você não utiliza tudo! Essa geleia tem um rendimento de aproximadamente 01 xícara.
      Como você vai usar apenas 02 ou 03 colheres, você pode aproveitar essa geleia e comer com torradas, dá para colocar em cobertura de bolo, em calda de pudim, com sorvete… =D
      Grande beijo
      Carol

  8. Oi Carol, receita feita e deliciosa obrigada, mas achei a cor meio feinha, acrescentei um pouco de corante, não mudou o sabor e ficou lindinho. Bjss e continue colocando mais receitinhas, meu filho esta adorando! 🙂

    1. Oi Michelle!
      O sabor é divino mesmo!
      A cor pode não ser tão vermelha, mas é natural!
      Eu não gosto de usar corante, ele faz mal para a saúde.
      Gosto de sabores e cores naturais, por isso nem indico.
      Mas fique a vontade para usar. =D
      Fico muito feliz que você e seu filho tenham gostado das receitas!
      Grande beijo
      Carol

  9. Oi Carol, receita feita e deliciosa obrigada, mas achei a cor meio feinha, acrescentei um pouco de corante, não mudou o sabor e ficou lindinho. Bjss e continue colocando mais receitinhas, meu filho esta adorando! 🙂

    1. Oi Michelle!
      O sabor é divino mesmo!
      A cor pode não ser tão vermelha, mas é natural!
      Eu não gosto de usar corante, ele faz mal para a saúde.
      Gosto de sabores e cores naturais, por isso nem indico.
      Mas fique a vontade para usar. =D
      Fico muito feliz que você e seu filho tenham gostado das receitas!
      Grande beijo
      Carol

  10. Boa noite, fiz a receita mas achei levemente doce. Posso fazer com morango sem ser a geleia? Tem alguma sugestão? Se eu bater no liquidificador só morango com o leite condensado antes de ir ao fogo será que funciona?

  11. Carolllll
    Gostaria de saber se ao invés de eu colocar o chocolate branco eu colocar o ao leite se fica bom ou perde um pouco o gosto do morango?

    Obrigada

  12. Oii Carol!! Adoro as suas receitas e dicas, mas quando fiz essa receita, o brigadeiro ficou com uma consistência estranha, meio aerado, como se tivesse coalhado o leite condensado, o que eu fiz de errado? Obrigada!!

    1. Olá Ana!

      Meio difícil responder assim sem maiores detalhes.

      Mas a primeira coisa que pensei é que o seu morango podia estar um pouco ácido.

      Dai o leite condensado talha mesmo e fica uma textura mais estranha, não fica lisa.

      Tente usar morangos fresquinhos e docinhos. =)

      De nada

  13. Oi Carol, com essa receita consigo fazer bolo naked cake sendo esse o recheio? Eh pro meu noivo e ele adora morango. Se sim, me tira uma duvida, a manteiga eh sem sal neh? E qual chocolate branco em um valor razoavel eu devo usar? Obrigada

  14. Olá Carol, tudo bem? gostaria de saber se a geleia de orango fica mais consistente, pq aí eu iria rechear o brigadeiro. Muito obrigada 🙂

  15. Carol, eu queria saber se a validade desse brigadeiro fica menor porque você usou fruta fresca e se eu posso usar geleia industrializada (aquelas caras com pedacinhos de fruta). Beijo. Obrigada.

  16. Oi Carol, não percebi se você falou, mas se continuar mexendo na panela a consistência chega a ficar modelável? Penso que se ficar poderia confeitar com outra coisa, tipo farinha láctea por exemplo. Beijos!

  17. Oi Carol, não percebi se você falou, mas se continuar mexendo na panela a consistência chega a ficar modelável? Penso que se ficar poderia confeitar com outra coisa, tipo farinha láctea por exemplo. Beijos!

  18. Carol, fiz a receita aqui em casa, e acho q não deu muito certo, ele ficou com uma textura meio arenosa… Fiz com ingrediente de qualidade, fogo baixo, espátula, panela de fundo grosso…. O que pode ter acontecido?

    1. Oi Marina!

      É difícil falar assim sem ver o que você fez.
      Mas eu diria que o seu morango poderia estar um pouco ácido. Se ele estiver mais branco e mais ácido, ele talha um pouco o leite condensado, dai acontece isso mesmo.
      O mesmo acontece com o brigadeiro de limão e de maracujá.
      Para melhorar isso, da próxima vez, se seu morango estiver ácido, faça a geleia e misture com o leite condensado e deixe descansar por uns 10 minutos.
      Dai, pegue essa mistura e faça o brigadeiro.
      =)

  19. Carol, fiz a receita aqui em casa, e acho q não deu muito certo, ele ficou com uma textura meio arenosa… Fiz com ingrediente de qualidade, fogo baixo, espátula, panela de fundo grosso…. O que pode ter acontecido?

    1. Oi Marina!

      É difícil falar assim sem ver o que você fez.
      Mas eu diria que o seu morango poderia estar um pouco ácido. Se ele estiver mais branco e mais ácido, ele talha um pouco o leite condensado, dai acontece isso mesmo.
      O mesmo acontece com o brigadeiro de limão e de maracujá.
      Para melhorar isso, da próxima vez, se seu morango estiver ácido, faça a geleia e misture com o leite condensado e deixe descansar por uns 10 minutos.
      Dai, pegue essa mistura e faça o brigadeiro.
      =)

  20. Olá Carol, fiz a receita do brigadeiro tradicional com o chocolate, porem quando deixo na geladeira ele fica muito duro, alem do normal, sabe me dizer a onde errei?!

      1. Muito obrigada por responder, acho você uma graça de pessoa, com essa simpatia e humildade tenho certeza que vai muito longe, sucesso para você! 😀

  21. Olá Carol, fiz a receita do brigadeiro tradicional com o chocolate, porem quando deixo na geladeira ele fica muito duro, alem do normal, sabe me dizer a onde errei?!

      1. Muito obrigada por responder, acho você uma graça de pessoa, com essa simpatia e humildade tenho certeza que vai muito longe, sucesso para você! 😀

  22. Oi Carol tudo bem? 🙂 eu queria fazer primeiro esse brigadeiro com os callets de morango. O pacote vem 200g. Quantos gramas eu utilizo para uma receita? Obrigada, beijos

    1. Oi Isa, tudo bom, e você?

      Você pode usar as mesmas 100 gramas para esse brigadeiro.
      Quando eu uso esse Callets, eu gosto de misturar tipo 60 gramas de chocolate de morango mais 40 gramas de branco.
      Eu acho que o sabor fica melhor.
      Mas se você gostar muito dele, faz puro mesmo. =)

  23. Oi Carol tudo bem? 🙂 eu queria fazer primeiro esse brigadeiro com os callets de morango. O pacote vem 200g. Quantos gramas eu utilizo para uma receita? Obrigada, beijos

    1. Oi Isa, tudo bom, e você?

      Você pode usar as mesmas 100 gramas para esse brigadeiro.
      Quando eu uso esse Callets, eu gosto de misturar tipo 60 gramas de chocolate de morango mais 40 gramas de branco.
      Eu acho que o sabor fica melhor.
      Mas se você gostar muito dele, faz puro mesmo. =)

  24. Olá Carol! Eu fiz o brigadeiro de morango com uma redução de morangos, pouco açúcar e umas gotas de limão. Depois bati no processador ate virar uma pasta. Nao peneirei as sementes. Juntei os ingredientes sem o chocolate e bom meu brigadeiro talhou…não sei direito o porque…tem a ver com as sementes? Com o limão? Ou é outra coisa? Sera q da mais certo se eu adicionar esse pure no fim do preparo?

  25. Carol, estou AMANDO o seu site… As receitas, as dicas, tudo! Qual é a validade desse brigadeiro, já que leva a própria fruta na receita? Obrigada!

  26. Não entendo que quer chamar de bicho de pé um doce que vai morango. A receita original não vai morango e sim gelatina em folha vermelha sem sabor. Gostei da sua receita e vou tentar, mas não acho justo chamar de bicho de pé, porque o verdadeiro não vai morango e nem sabor do mesmo.

    1. Eu acho justo e eu faço da forma em que eu quero e acredito. Não existe fórmulas e opiniões que se encaixam tudo de um jeito só.
      Cada um tem seu jeito, suas fórmulas e suas opiniões.
      Eu não acredito em docinhos feitos com gelatina, para mim é um péssimo gosto.
      Eu conheci o bicho de pé feito com Quick. Era bom, usando Callebaut de morango, era melhor ainda. Como morango então, é perfeição. Sem contar que é 100% natural, sem corantes nem conservantes.
      É isso o que eu acredito. O meu jeito é o jeito certo para mim.
      Da mesma forma, que seu jeito é o jeito certo para você. =)

  27. Carol e se eu batesse somente morangos no liquidificador e depois acrescentasse 1 colherzinha de café rasa de bicarbonato de sódio pra não talhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *