Qual o tamanho ou peso ideal para o brigadeiro

Meu nome é Carol e eu sou a fundadora aqui da Brigadeirosa e a minha missão é te mostrar que para viver de brigadeiros é preciso ir além das receitas. Eu acredito que, para ter sucesso nos negócios, é preciso se reinventar e definir o seu sucesso nos seus próprios termos. O conhecimento empreendedor é o que separa as amadoras das empreendedoras de sucesso.

No vídeo de hoje, eu vou te explicar porque não existe um tamanho ou peso ideal de brigadeiro. O que eu quero dizer é: não existe um tamanho padrão de brigadeiro que sirva para todos os tipos de negócios.

De uma forma mais generalizada, não existe nada que se aplique integralmente para todos os tipos de negócios. Porque cada negócio é único, possuem seus clientes únicos, possuem pessoas empreendedoras únicas. Se fosse possível generalizar, existiria uma fórmula de sucesso para todos os negócios. E isso está muito longe de acontecer.

Minha intenção aqui é te ajudar a entender como você pode escolher o tamanho ou peso ideal do seu brigadeiro para o seu negócio. A melhor escolha está sempre no equilíbrio dentre o que você quer oferecer e com o que seu cliente está disposto a pagar.

O brigadeiro gourmet TEM que ter 17 gramas.

O brigadeiro gourmet TEM que ser na forminha 05.

Essas duas frases foram as que eu mais escutei quando comecei a vender brigadeiros em 2013. Eu sempre discordei dessa afirmação. Mesmo porque o primeiro público que eu comecei a servir queria brigadeiros grandes, com custo baixo. E isso não é errado ou certo. Não existe certo ou errado. Existe o que é melhor para você.

E eu não ficava confortável em oferecer esse tamanho de brigadeiro porque não era o que eu acreditava. Para que eu pudesse oferecer uma qualidade muito boa, o tamanho poderia ser menor, por questão de custos e de saborear mesmo.

Eu desisti desse público, que queria quantidade sobre qualidade, e fui em busca do público que buscava também uma boa qualidade. Dai sim, eu entrei no meu equilíbrio, entre o que eu queria oferecer e o que eles estavam dispostos a pagar.

A partir desse momento, em que eu compreendi o que meus clientes estavam procurando e que estava dentro do que eu acreditava é que minhas vendas de brigadeiros melhoraram.

E é por isso que eu estou falando aqui para você.

Não existe um tamanho certo ou um peso ideal para o seu brigadeiro ou brigadeiro gourmet.

O tamanho ou peso ideal para o seu brigadeiro é aquele que seu cliente está disposto a pagar por ele.

O objetivo aqui é te contar que nada adianta fazer um brigadeiro de 17 gramas em uma forminha 05, se seus clientes não vão querer pagar por ele. Eles podem achar que é pouco brigadeiro, ou que é caro demais… Ou pode achar que seu brigadeiro de 40 gramas é grande demais, é muito brigadeiro, ou que a qualidade não compensa.

Não existe um tamanho de brigadeiro ideal para vendas!

Lembre-se que basicamente podemos abrir dois tipos de modelos de negócios:

  1. Alta qualidade e peso menor – fabricação em menor escala
  2. Baixa qualidade e peso maior – fabricação em maior escala

Não estou querendo restringir que só existem essas duas formas de se vender. Minha intenção é apenas te mostrar uma direção em relação ao que você já está oferecendo. Mas o melhor modelo de negócios é feito do seu jeito. O seu jeito é o jeito certo.

O que importa é ouvir a voz do seu cliente.

Ele quer um brigadeiro maior? Faça um brigadeiro maior.

Ele quer um brigadeiro menor, ele gosta mais de degustar? Faça um brigadeiro menor.

Não existe certo ou errado. Existe o que é melhor para o seu negócio. (Anote isso bem grande em um local que você olhe todos os dias)

E existe um grande detalhe aqui também: o ponto de equilíbrio.

O sucesso do seu negócio está no meio do caminho entre o que o seu cliente está disposto a pagar e o que você quer oferecer.

Não é fazer tudo do seu jeito. Ou colocar fórmulas como o tamanho do brigadeiro que tem que ser de 17 gramas para vender.

E também não é escutar tudo o que seu cliente quer.

É o equilíbrio!

Escute o que seus clientes falam para você, o que eles estão dispostos a pagar e opte pelo o que você acredita que é melhor para você e seu negócio. Só você sabe o que é melhor para você e seu negócio.

Se não está claro o que você realmente acredita e o que realmente está vendendo, se fizer sentido para você, entre no mundo do desenvolvimento pessoal. Ele abrirá as portas da clareza do que você acredita e do que você está buscando.

O que eu posso te fazer é te mostrar o tamanho das forminhas e o peso do brigadeiro que cada uma delas comporta.

o guia de forminhas tamanho das forminhas

Forminha número 06 = brigadeiro de 15 gramas

Forminha número 05 = brigadeiro de 20 gramas

Forminha número 04 = brigadeiro de 30 gramas

Forminha número 03 = brigadeiro de 45 gramas

Forminha número 02 = brigadeiro de 70 gramas

Essas medidas são apenas uma direção, uma média de medida. Algumas pessoas gostam de usar o brigadeiro de 20 gramas na forminha de 06, por exemplo, para aparentar que o brigadeiro é muito grande. Eu já vi até uma pessoa ensinar a fazer o brigadeiro em formato de coxinha para que ele aparente maior do que realmente é. Eu, pessoalmente, não gosto muito dessas práticas e não recomendo.

Eu acredito na transparência e na honestidade.

Eu uso nos meus brigadeiros a forminha número 05 e meus brigadeiros pesam 20 gramas, em média. Esse tamanho é o tamanho de duas mordidas no brigadeiro.

Esse peso também é uma média. Você pode fazer seus brigadeiros com diferentes pesos para as forminhas também.

Por exemplo, a forminha 05 cabe um brigadeiro de 20 gramas, mas também cabe o de 25 gramas.

Outro ponto, se você usar confeitos mais volumosos, como os crisps ou chocobal, e usar a mesma quantidade de brigadeiro, ele poderá ficar enorme na forminha.

Para esses casos, você pode também usar menos brigadeiro para manter visualmente os brigadeiros no mesmo tamanho.

Posts citados no vídeo:

Veja o post do brigadeiro da Maria Brigadeiro.

E você, me conta qual o tamanho dos seus brigadeiros?

Se você precisa de ajuda para calcular as suas encomendas, veja aqui como saber exatamente a quantidade de ingredientes que você precisa comprar, como saber o quanto gasta e por quanto cobrar e ter certeza do lucro das suas encomendas.

Written by Carolina Tomazetti

Meu nome é Carol e eu sou empreendedora digital criativa e engenheira de brigadeiros. Eu tenho mais de 2.500 alunas inscritas no meu curso online de brigadeiros que aliás, vai além de receitas, chegando no empreendedorismo, incluso precificação facilitada e vendas genuínas. Fui convidada para falar sobre a Brigadeirosa no Google GDG Sorocaba e no GTalks da UFSCAR. Além de brigadeiros, eu vou te mostrar que seu negócio é muito mais do que ganhar dinheiro. Eu faço o Movimento Empreendedorismo com Alma ::: união das suas habilidades, seus desejos com a lucratividade. Viver com significado liberdade e abundância.

25 thoughts on “Qual o tamanho ou peso ideal para o brigadeiro?

  1. Boa noite, Carol, gostaria de saber quantos dias o brigadeiro de bolinha pode ficar numa caixa sem refrigeração ? outra dúvida, é melhor usar chocolate em barra ou em pó para melhor consistência?

    Obrigado

    1. Olá Rodrigo.
      Infelizmente não consigo te responder isso. A validade de um brigadeiro varia de receita para receita e de acordo com os ingredientes usados. O ideal é você contratar uma nutricionista para que ela te oriente quanto a isso.
      A consistência é algo pessoal. Não tem como te responder. Eu prefiro em barra. Mas o em pó fica muito bom também.
      No curso de brigadeiros, falo mais das influências dos ingredientes na receita do brigadeiro, veja só:
      https://brigadeirosa.com/curso-do-brigadeiro-para-empreendedores/
      =)

    1. Como eu disse no vídeo, não existe um peso ideal. Depende do que o seu cliente procura.
      Alguns vão querer de 15 gramas, outros 20 e até 25 gramas para festa.
      Depende do que ele estiver procurando. Veja o que de uma forma geral seus clientes estão buscando e tome como padrão esse valor.
      Eu vendia 20 gramas o normal e 16 gramas para festas, com o granulado.

  2. Os meus para venda unitária faço 17gramas só de massa fora confeito.
    Os de encomendas para festa eu faço 14 gramas de massa fora confeito.
    Eu percebi que no caso de brigadeiro com confeito maior como nozes trituradas, castanhas, biscoito, ou bolls ele ficam com aparência de muito maior que os outros. Então eu faço etes com duas gramas a menos que os outros de confeitos mais delicados, pois assim no final todos atingem o mesmo tamanho na aparência e na forma não fica aquela coisa um maior que outro, mas sim todos no mesmo tamanho.
    Eu também cobro preço diferentes no cento de brigadeiros simples e os mais sofisticados nozes pistache Nutella e ninho etc…. Eu cobro outro valor. Se o cliente quiser medade do cento simples e metade sofisticado faço a conta dos itens e o valor final muda. Lógico dou um desconto mas sem agredir meu investimentos nessas frutas e frutos mais caros. Não sei se está certo e queria muito saber se estou certa mas é oque faço….

  3. Parabéns pela iniciativa, queria tirar uma dúvida sobre as forminhas para brigadeiro, usei algumas como impermeável, laminada, mas estrutura ao retirar do plástico uma a uma fica com aparência feia, não fica rígida, teria alguma sugestão de modelo tradicional? Fornecedores?

  4. Ótima página. Sempre venho tirar algumas dúvidas aqui. Neste mundo dos brigadeiros está bem complicado por não ter padrão. E vejo que muitos clientes querem barganhor preço sem atentar para o tamanho. Eu faço preços diferentes para cada tamanho de docinho. Trabalho com 10g e 15g. E acho q forma n.5 ideal. Parabéns pelo site é muuuuito útil.

  5. Oi Carolina. Obrigada pelas dicas. Tenho uma cliente que ama meus brigadeiros e ela gosta com miçangas e na forminha numero 4. Estava em.dúvidas do tamanho,mas vendo aqui suas dicas me ajudou muito. Obrigada

  6. Nossa, achei teu blog por acaso, e você nem faz idéia em como me ajudou.
    pois garanto que a grande parte das pessoas tem as dúvidas referente ao tamanho e quantas gramas.
    Adoreeeei tudo.
    Gratidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *