Melhor chocolate para fazer brigadeiros - curso de brigadeiros da brigadeirosa

O melhor chocolate para fazer brigadeiro, para mim, é o chocolate em barra. Isso porque ele deixa o brigadeiro bem cremoso, bem gostoso e com o sabor bem marcante.

Mas eu também uso chocolate ou cacau em pó para fazer brigadeiros. Também fica ótimo, porém, para mim, o chocolate em barra ainda ganha. Eu sinto que fica mais gostoso.

Para o ponto do brigadeiro, ele vai ser alterado para cada tipo de chocolate que você utilizar. Ou seja, para o brigadeiro feito com o chocolate em barra tem um ponto de brigadeiro e para o chocolate em pó é outro ponto. Esteja atenta ao ponto do seu brigadeiro de acordo com o chocolate utilizado.

O melhor brigadeiro é aquele que você gosta de fazer para comer ou para vender simples assim. O seu jeito é o jeito certo.

Meu objetivo aqui é te mostrar todas as opções de tipos de chocolates que dá para fazer brigadeiros para que você escolha o melhor para você.

Meu nome é Carol e eu sou a fundadora aqui da Brigadeirosa e a minha missão é te mostrar que para viver de brigadeiros é preciso ir além das receitas. Eu acredito que, para ter sucesso nos negócios, é preciso se reinventar e definir o seu sucesso nos seus próprios termos. O conhecimento empreendedor é o que separa as amadoras das empreendedoras de sucesso.

Qual o melhor chocolate para fazer brigadeiro?

Bom, primeiro eu preciso falar de marcas. Qual é a melhor marca de chocolate para fazer brigadeiro?

Acontece que falar de marcas é falar de gosto pessoal, cada um tem o seu e o seu sempre será o melhor. Eu falei mais sobre esse fator subjetivo no Manifesto do Brigadeiro.

Para mim, a melhor marca tem sido a Unique da Harald. Eu amei de paixão o chocolate deles e só tenho usado ele mesmo. Eu já falei aqui do chocolate que eu tenho usado para fazer brigadeiros.

Eu também amo de paixão o Callebaut, porém o preço dele é mais elevado e com essa alta de dólar que temos presenciado só tem feito esse chocolate subir porque ele é importado. A SICAO é a marca da Callebaut fabricada aqui no Brasil. O chocolate é de boa qualidade, para mim, e é melhor que as demais marcas nacionais.

Comparando a Unique da Harald e o SICAO da Callebaut, eu sou mais a Unique porque o sabor dela é único mesmo. O cacau deles vem do Pará, da Bahia e da Amazônia. Para cada uma dessas regiões, é incrível como o sabor e a cremosidade mudam. Sou apaixonada neles.

Agora, falando em tipo de chocolate, existe uma sequência de melhores tipos para o seu brigadeiro. Claro que isso pode variar de acordo com o seu paladar, aqui eu fiz apenas um guia sugestivo.

O melhor chocolate para fazer brigadeiro

Para mim, é o chocolate em barra. Ele deixa o brigadeiro cremosão e fica sem palavras o sabor. Ele é o meu preferido para fazer brigadeiros. Mas para fazer o brigadeiro, utilize as barras de chocolates nobres. Que são aquelas que você já encontra no supermercado.

Eu não recomendo que use o chocolate fracionado porque ele não é próprio para essa finalidade. O chocolate fracionado ou hidrogenado foi criado para ser prático na fabricação de casquinhas de chocolate porque não é necessário temperar esse chocolate. Basta derreter e usar.

Mas o sabor desse chocolate não é muito bom porque ele tem mais gordura hidrogenada que o chocolate normal, justamente para compensar a ausência da têmpera. Para a casquinha de chocolate, tipo bombom, como a quantidade de chocolate é pequena, o sabor influencia um pouco.

Porém, para receitas e qualquer tipo de receita, esse excesso de gordura hidrogenada vai deixar sua receita com o sabor não muito legal. Sempre que uma receita pedir chocolate em barra nela, use o chocolate normal de supermercado ou chocolate nobre nas casas de confeitaria.

Chocolate em pó

O chocolate em pó, tipo o do padre, é uma boa para fazer brigadeiros também. Se você usar o chocolate em pó, seu brigadeiro continua sendo gourmet. Pois o gourmet vem de alta qualidade, se você usar um bom chocolate em pó para fazer, ele continua sendo gourmet.

Tem qualidades inferiores de chocolate em pó, como a Mavalerio, tem boas qualidades como o SICAO, a Harald, a Garoto e a Nestle. Sinceramente para mim, a Mavalerio é a de menor qualidade.

Eu já vi algumas receitas usando o chocolate em pó e o chocolate em barra, fica bom também. Eu gostei.

Eu não dispenso o uso do chocolate em barra porque, como ele tem mais gordura que o chocolate em pó, ele é mais gostoso de fato. O fator gordura aliado com o açúcar é viciante, e é por isso que somos tão viciadas nele.

Existem também as versões belga de chocolate em pó, e eu nem preciso contar o tanto que elas são maravilhosas né?

Aqui nesse post eu te mostro os cálculos sobre o que é mais barato: usar o chocolate em pó ou cacau em pó?

Cacau em pó

Na verdade, o cacau em pó entra no mesmo quesito do chocolate em pó. Mas, por ser cacau puro, seu brigadeiro vai ficar mais forte, mais gosto de chocolate e menos doce. Resumindo, será um brigadeiro amargo.

Ele fica maravilhoso no brigadeiro também.

Aqui nesse post, eu falo sobre a diferença de qualidade entre o cacau alcalino e o cacau normal. Se você tem intenção de usar o cacau em pó, veja o post para entender qual é a melhor qualidade para você.

Eu adoro usar esse cacau para fazer o brigadeiro menos doce, indo para o brigadeiro meio amargo e até mesmo para o brigadeiro amargo.

Achocolatado em pó

Eu não gosto de usar achocolatado para fazer brigadeiros. Para mim, o brigadeiro fica muito doce.

Acontece que o achocolatado foi feito para ser usado com leite. Pense comigo: ele já vem adoçado e com chocolate. É um praticidade e tanto!

Basta colocar no leite e já está pronto.

Para mim, como o leite condensado já é bem docinho, acrescentar o achocolatado dá uma dose extra de açúcar nele.

Então, para mim, ele não é bom para fazer brigadeiros. Porém, em situação de emergência ele é sempre bem vindo.

Antes um brigadeiro doce do que nada de brigadeiro, não é mesmo?

Sabores de chocolate

Agora, se eu for falar de sabores de chocolate para fazer brigadeiros: branco, ao leite e meio amargo, todos são maravilhosos para brigadeiro.

Cada tipo de sabor de chocolate vai conferir um sabor e textura única para ele. Lembrando também que, para cada tipo de chocolate, você terá um ponto único e característico do seu brigadeiro. Preste bem atenção na mudança de textura e no formato visual do ponto.

Precisa temperar o chocolate para usar no brigadeiro?

Não!

Você só precisa temperar o chocolate quando for usar para fazer casquinhas, tipo bombom. Fora esse tipo de situação, não é preciso temperar. Veja aqui todos os detalhes e situações para se temperar o chocolate.

Quando você coloca o chocolate em barra dentro de uma receita, ao misturar o chocolate com outros ingredientes, naturalmente ele já está deixando de ser chocolate. Por isso, que nunca vai ser preciso temperar o chocolate para colocar em receitas.

O chocolate vai deixar de ser chocolate e vai virar brigadeiro. Faz sentido para você?

Existe diferença do chocolate em barra para o chocolate em gotas?

Não, é o mesmo chocolate. Só muda a forma.

O chocolate em gotas é mais fácil de ser manuseado. Mais fácil de medir, de derreter…

Alguns chocolates em gotas podem ser hidrogenados, não se esqueça de verificar qual é o tipo dele, se é nobre ou hidrogenado (tipo cobertura).

E se você precisa de uma mãozinha para calcular o preço dos seus brigadeiro e ter certeza de que não vai perder dinheiro com eles, clique aqui.

E você? Me conta, qual o melhor chocolate que você usa para os seus brigadeiros?

Written by Carolina Tomazetti

Meu nome é Carol e eu sou empreendedora digital criativa e engenheira de brigadeiros. Eu tenho mais de 2.500 alunas inscritas no meu curso online de brigadeiros que aliás, vai além de receitas, chegando no empreendedorismo, incluso precificação facilitada e vendas genuínas. Fui convidada para falar sobre a Brigadeirosa no Google GDG Sorocaba e no GTalks da UFSCAR. Além de brigadeiros, eu vou te mostrar que seu negócio é muito mais do que ganhar dinheiro. Eu faço o Movimento Empreendedorismo com Alma ::: união das suas habilidades, seus desejos com a lucratividade. Viver com significado liberdade e abundância.

27 thoughts on “Qual o melhor chocolate para fazer brigadeiro?

    1. Olá Aline!
      Não precisa temperar o chocolate para fazer brigadeiro.
      Mesmo porque você vai derreter o chocolate, então todo o processo de temperagem vai por águas abaixo.
      De nada! =)

  1. Ola Carol. Eu moro em Portugal e nós não temos aqui muitas opções, porque o brigadeiro não é um doce tipico do país. Eu gostaria de saber como chamam os enfeites que você usa para decorar os brigadeiros e a marca deles. A CALLEBAUT TEM ALGUNS, Mas já vi bolinhas douradas, granulado colorido e não sei como encontrá-los. Será que você pode me ajudar. Obrigada pela atenção, Beijinhos, Nilza

    1. Oi, Nilza. Tudo bom?

      Eu gosto muito dos blossoms e dos callets, que são da Callebaut.
      Estamos criando novos posts no Blog, onde a gente vai falar mais sobre cada um deles.
      Já tem um artigos sobre os Callets aqui: http://clubedabriga.wpengine.com/o-que-sao-callets
      Também tem muita coisa interessante e bem detalhada no meu e-book, aqui: http://clubedabriga.wpengine.com/quem-comeu-o-meu-brigadeiro-os-segredos-revelados-melhor-brigadeiro-gourmet/
      Já posso imaginar o sucesso que você vai fazer aí em Portugal com os deliciosos brigadeiros gourmet! =)
      Beijos e obrigada pela companhia aqui no blog!
      Carol

  2. Olá Carol!

    Tenho adorado as suas receitas e dicas! Mas, estou com uma dúvida: vi uma receita da Juliana Motter em que ela utiliza chocolate em pó, cacau em pó, chocolate em barra 70% de cacau e chocolate em barra 35% de cacau. Além da manteiga extra sem sal e do leite condensado industrializado. E ai, o que vc acha? Observei que nas suas receitas vc utiliza o chocolate em barra e não utiliza os demais. Vc acha que dá muita diferença?

    Aguardo sua resposta!
    Bjos e obrigada pela atenção e pelo blog!

    1. Eu já fiz dessa forma também Luisa.

      E achei muuuuito bom! =)

      Se você começar a “brincar” com a variação dos chocolates, cada “brincadeira” dá uma sensação diferente.

      Por exemplo, para fazer um brigadeiro menos doce, colocar o cacau em pó balanceia muito essa questão.

      Os chocolates em barra dão muita cremosidade, por isso eles nunca ficam de fora.

      Os brigadeiros dela, em geral, são menos doce. Justamente por essa mistura.

      Mas, por questão pessoal, eu gosto mais do docinho, por isso uso só a barra de uma forma geral. =)

      Obrigada pelo carinho

      1. Olá Carol!
        Tdo bem?
        Tentei fazer uma receita de doce de coco para banhar com chocolate derretido e não deu certo.
        50 g de coco ralado
        100g de creme de leite
        300 g de chocolate ao leite previamente derretido
        Misturar tudo e deixar na geladeira por 40 minutos.
        Fiz assim, mas ficou mto mole…Será que é o chocolate? Não usei o branco fracionado não. Usei o que tem mais manteiga de cacau mesmo e não temperei. Será que foi por isto que o recheio ficou mole?

        Parabéns pelo seu trabalho! Só estou triste pq no blog não vejo mais algumas receitas. Só p assinantes néh? Mês que vem “to na área” , vou me tornar assinante. Podia rolar uma promoção heim???rsrsrsrs….
        Abraços!

  3. Para fazer um brigadeiro utilizando cacau em pó 100%, que quantidade você recomenda para uma lata de leite condensado, 2 ou 3 colheres?

    1. Débora, isso é extremamente pessoal. Depende do efeito que você quer o seu brigadeiro.
      Se quer apenas quebrar o doce do brigadeiro, uma colher de sopa é suficiente.
      Mas se quiser um brigadeiro amargo, eu usaria 3 colheres mais 1/4 de xícara do chocolate em barra. =)

  4. Para fazer um brigadeiro utilizando cacau em pó 100%, que quantidade você recomenda para uma lata de leite condensado, 2 ou 3 colheres?

    1. Débora, isso é extremamente pessoal. Depende do efeito que você quer o seu brigadeiro.
      Se quer apenas quebrar o doce do brigadeiro, uma colher de sopa é suficiente.
      Mas se quiser um brigadeiro amargo, eu usaria 3 colheres mais 1/4 de xícara do chocolate em barra. =)

  5. Olá, estou querendo fazer brigadeiros para vender pelas ruas da cidade onde moro e gostaria de saber se comprar o brigadeiro pronto que vem naquelas latas contém 1kg, sai mais em conta do que fabricar em casa?

    1. Acho que a pergunta não é o que mais vai ficar em conta. A pergunta é: alguém vai ver valor em brigadeiro pronto? Alguém vai pagar por isso?
      Fazer tudo em casa, normalmente, fica mais em conta e tem maior valor agregado, justamente pelo trabalho envolvido.
      Se você não tem muito trabalho envolvido, também não terá muita recompensa.
      Pense nisso também. =)

  6. Olá, estou querendo fazer brigadeiros para vender pelas ruas da cidade onde moro e gostaria de saber se comprar o brigadeiro pronto que vem naquelas latas contém 1kg, sai mais em conta do que fabricar em casa?

    1. Acho que a pergunta não é o que mais vai ficar em conta. A pergunta é: alguém vai ver valor em brigadeiro pronto? Alguém vai pagar por isso?
      Fazer tudo em casa, normalmente, fica mais em conta e tem maior valor agregado, justamente pelo trabalho envolvido.
      Se você não tem muito trabalho envolvido, também não terá muita recompensa.
      Pense nisso também. =)

  7. Carolina, ficaria bom um brigadeiro se misturasse o achocolatado com cacau em pó ? pra nao ficar nem muito doce nem amargo ? obrigada 😀

  8. Carolina, ficaria bom um brigadeiro se misturasse o achocolatado com cacau em pó ? pra nao ficar nem muito doce nem amargo ? obrigada 😀

  9. Oi Carol, estou querendo fazer brigadeiros pra vender, num vídeo que assistir no youtube você usar o chocolate Sicao , mas qual devo comprar pq fui pesquisar e só achei de cobertura . E agora qual devo usar olhei da sicao e da mavalério ?

  10. Oiu, Carol , boa noite. Qual a quantidade de chocolate em pó que costumas usar para uma lata de leite condensado?
    Grata

Comments are closed.