Por que o brigadeiro cristaliza menos no verão

Eu não sei se você já notou esse fato, mas já reparou que no verão o brigadeiro cristaliza ou açucara menos?

E o inverso também é verdade, que no inverno o brigadeiro cristaliza mais.

Você faz ideia do porquê?

Acontece que, a cristalização ou açucaramento do brigadeiro, ocorre pela alta concentração de açúcar na própria receita do brigadeiro.

Tem tanto açúcar, mas tanto açúcar, que ele cristaliza naturalmente. E quanto mais deixamos o brigadeiro no fogo, mais ele tem a chance de cristalizar, pois deixar no fogo é aumentar a concentração do açúcar no brigadeiro.

Veja bem que estamos falando de concentração, isso é, é a quantidade diluída de açúcar em determinada quantidade de brigadeiro.

Só que, quando aumentamos a temperatura, o brigadeiro aumenta sua capacidade de diluir esse açúcar, ou seja, o açúcar fica mais "dentro" do brigadeiro. Por isso ele açucara menos.

E o inverso, no inverno, ele diminui sua capacidade de diluir o açúcar. Então, ele açucara com muito mais facilidade. =)

E se você gostaria de entender mais sobre a cristalização ou açucaramento do brigadeiro, veja aqui.


Carolina Tomazetti
Carolina Tomazetti

A Brigadeirsa é o destino Número #1 das doces aspirantes e empreendedoras que estão procurando ter sucesso vendendo doces. BRIGADEIRO. BOM DE COMER. BOM DE FAZER. BOM DE LUCRAR. O melhor brigadeiro do mundo para pessoas que buscam adoçar o caminho em direção a vida que sempre sonharam.