por que eu sou CONTRA a distribuição de panfletos-1

Eu já falei um pouco desse assunto aqui nesse podcast, clique aqui para ver ou rever.

Eu sou contra panfletos de uma forma geral. Sou mesmo. Radical.

Acontece que o retorno de investimento para panfletos é muito baixo, quase tendendo a zero. Portanto, ele só gera um tipo de resultado: lixo. E muito lixo.

A panfletagem no sinaleiro

Quero que você imagine quantas vezes lhe deram panfletos no sinaleiro. Depois, lembre-se de quantas vezes você pelo menos olhou para esse panfleto. Depois lembre-se de quantos panfletos você realmente teve interesse e completou uma venda por causa dele.

Me conte: quantas vezes você comprou por causa do panfleto? E quantas vezes jogou os panfletos fora sem ter qualquer tipo de interesse?

Isso porque distribuir panfletos assim, de uma forma desordenada não dá resultados mesmo. Porque você está tentando acertar todo mundo. E é justamente isso que a gente conversou no podcast.

Quem tenta acertar todo mundo, acerta ninguém.

O objetivo é encontrar as pessoas certas e conquistar essas pessoas. E o panfleto não faz isso.

Quem faz isso é o Facebook, é o Instagram... E fazem da melhor forma, conquistando seu cliente pelo estômago, ou pelos olhos.

Além de ser uma publicidade de zero lixo, você será capaz de encontrar seus clientes potenciais e poderá começar um relacionamento com eles.

A panfletagem inteligente

É claro que em alguns casos, pode ser que os panfletos sejam uma boa ideia. Como, por exemplo, quando você tem certeza de que seu público alvo está por ali. Nesse caso, o retorno de investimento pode sim ser bom.

Nesse caso, eu poderia citar como exemplo: panfletos em um salão de beleza com público bem definido, comércios parceiros com público alvo bem definido.

Se você consegue identificar o público alvo do local e é um público similar ao seu, pode ser sim que você tenha um maior retorno com seus panfletos.

A estratégia nos panfletos

A grande vantagem de email marketing, Facebook e Instagram é que você sempre está perto dos seus clientes. Sempre está mostrando seus produtos, sempre está lembrando que você existe.

Quando você apenas distribui panfletos, seu cliente pode até achar interessante e logo depois ele vai guardar o panfleto e vai se esquecer de você.

Então, o melhor mesmo é ter uma estratégia nesses panfletos. Ao invés de tentar vender assim de cara, porque você já está cansada de saber que a primeira venda é a mais difícil mesmo, tente conquistar seu coração pedindo uma chance imperdível, uma oferta para lá de boa, como um desconto, ou uma degustação.

Claro que não precisa ser um bolo completo ou um brigadeiro normal. Podem apenas ser versões para degustação.

Afinal, o objetivo é quebrar o gelo da primeira compra e mostrar para seu cliente que o que você faz, vale a pena e todas as calorias dele.

Você pode fazer isso colocando no panfleto para ele curtir as suas redes sociais e mandar email ou mensagem, ou comparecer na sua loja, comunicando que gostaria de experimentar, ou que gostaria do desconto oferecido.

O retorno de investimento

Claro que tudo só vale a pena se o seu tempo e dinheiro investidos trouxeram mais vendas e clientes para você.

É muito complexo calcular retorno de investimento por causa dos panfletos. Mas você já pode se habituar em sempre perguntar aos seus clientes sobre como eles souberam da sua existência.

Se vier muitos de panfletos, você pode sim pensar em continuar com seu plano. Mas se nenhum ou poucos vieram, melhor mesmo é investir nas redes sociais.

Afinal, todo mundo está nas redes sociais. Você só precisa se dedicar mais para elas e elas vão te dar muito mais retorno do que os panfletos.

Por final das contas, seu negócio super moderno também merece um marketing moderno e com objetivos bem definidos.


Carolina Tomazetti
Carolina Tomazetti

A Brigadeirsa é o destino Número #1 das doces aspirantes e empreendedoras que estão procurando ter sucesso vendendo doces.

BRIGADEIRO. BOM DE COMER. BOM DE FAZER. BOM DE LUCRAR.

O melhor brigadeiro do mundo para pessoas que buscam adoçar o caminho em direção a vida que sempre sonharam.