PODCAST - brigadeirosa

 

Quando você decide que quer começar a vender brigadeiros, você tem dois caminhos a seguir:

  1. Fazer o que todo mundo faz
  2. Se diferenciar de todo mundo e fazer algo único

Eu também achava que eu tinha que fazer da mesma forma que todo mundo estava fazendo para que minhas ideias dessem certo. Um grande erro!

Eu descobri e aprendi que os negócios de destaques são aqueles desenvolvidos com muito amor e carinho, com muita dedicação e muita atenção aos detalhes. Ou seja, para lá de longe do jeito que todo mundo faz e bem perto do meu jeito.

Eu também aprendi que, mesmo no começo de tudo, é preciso encarar um simples fato de vender brigadeiros como o início de construção de uma marca, o início de um negócio que vai durar muito.

Portanto, eu vou te contar nesse podcast como você pode escolher/pensar em um nome para que você possa vender brigadeiros de uma forma única e original.

Eu não estou aqui para te ensinar a fazer como todo mundo faz. Se você ainda está presa nesse tipo de pensamento, esse podcast (e esse blog) não é para você. Estou aqui para te ajudar a ser única e construir um negócio único e de destaque.

Suas influências intelectuais e espirituais aparecem nas suas grandes decisões, nas ideias que você tanto ama e na ambição que você busca. Danielle La Porte

 

 

Nesse podcast eu falo sobre:

  • Pare de pensar em padrões
    • copiar não dá futuro
    • ideias não dão dinheiro
    • a sua atitude é que dá dinheiro, é que faz a sua ideia dar certo
    • quem faz o negócio dar certo é você, e não a ideia copiada
  • Se você é o melhor negócio, investir em você é o melhor caminho
    • busque as suas inspirações
    • o que você faz de melhor?
    • o que você faz que todo mundo diz assim: "Só podia ser você mesma!"
  • Como procurar inspirações?
    • baixe o pdf logo abaixo
    • preencha a lista com 8 heróis
    • exclua 3 heróis
    • para cada herói, coloque-os nos círculos
    • escreva 4 características em cada círculo
    • procure por padrões ou repetições entre eles

Citações no podcast

Clique aqui para baixar o arquivo para se inspirar. (perdi o arquivo, assim que conseguir resgatar, coloco aqui de novo)

Danielle La Porte
Do more great work

Modelo de Negócio de Você

E você, me conta, como escolheu seu nome para vender brigadeiros?

 


Carolina Tomazetti
Carolina Tomazetti

A Brigadeirsa é o destino Número #1 das doces aspirantes e empreendedoras que estão procurando ter sucesso vendendo doces. BRIGADEIRO. BOM DE COMER. BOM DE FAZER. BOM DE LUCRAR. O melhor brigadeiro do mundo para pessoas que buscam adoçar o caminho em direção a vida que sempre sonharam.

  • Douglas Ximenes

    Oi Carol, estou começando a fazer alguns brigadeiros para vender.
    Ainda estou na fase de levantamento de fundos, fazendo a programação visual, preparando embalagens (sou designer… rs) para começar com tudo! No primeiro teste que fiz, o pessoal gostou bastante do brigadeiro e isso deu ânimo para continuar. =)

    O nome que escolhi para meu negócio é bem simples: brigadeiros dou.x (assim mesmo, em tudo em caixa baixa) com uma programação visual bem divertida. E a origem do nome é o meu pródio nome (Douglas Ximenes) e um “trocadilho” com a palavra francesa: Doux que significa doce.

    O que achou? rs…

    Um abraço!

  • Leticia Ferreira

    Olá! Eu já tinha um nome em mente antes de ouvir o podcast, apesar de adorar o podcast, até fiquei com vontade de fazer e ver se tem outros! haha

    Estou na parte de decidir preços, receitar, nome, logo… Pretendo começar a vender no final desse mês.

    Eu já tinha pensado em vender no começo do ano na minha faculdade, mas meus brigadeiros de bolinha não ficam tão bonitos e já tem muita gente que vende na minha faculdade, mais bonitos do que os meus. Acabei me desmotivando e deixando isso de lado, achando que não iria vender.

    Acabei assistindo um curso online por esses dias que me deixou inspirada. Estou querendo vender brigadeiros no potinho, porque ai não tem que enrolar, e estou pensando em receitas novas para ser o meu diferencial, acredito que é assim que vou chamar a atenção, com sabores exclusivos que os clientes não vão encontrar em nem um outo lugar (começarei com brigadeiro de brownie e cookies ‘n cream). Mas nem por isso significa que vou deixar a desejar no capricho, muito pelo contrário.

    Fui em um site que você coloca uma palavra e ele te da sugestões de nomes para a empresa. Coloquei “doce” (já penso em um futuro não focado só nos brigadeiros). Ele me deu várias sugestões e isso acabou me levando ao nome Doceria Maluca. Não sei o que deu no word, mas na hora de anotar isso na minha lista de ideias ele não reconheceu o “doceria” como uma palavra e pediu para mudar para “doceira”. Ai me deu um estralo, uma luz hahaha

    Muito provavelmente usarei o nome Doceira Maluca, já que as receitas não serão nada convencionais, e farei uma referência ao personagem Chapeleiro Maluco. O que você acha? Até agora só contei para uma amiga e ela pareceu gostar.

    • Oi Letícia.
      Eu simplesmente ameeeeeeeei o nome.
      Adoro nomes legais, divertidos e que tem a cara do negócio.
      Eu investiria sim nesse nome. E faria um logo, um site bem divertido, bem viajado, tipo Alice nos País das Maravilhas. Um sonho doido, sabe?
      Adoro a ideia dos sabores diferentes, bem alucinados.
      Quando executar sua ideia, me manda??
      Fiquei super curiosa e empolgada com a ideia… hahahah
      <3

      • Leticia Ferreira

        Sério? Até me animo mais ainda agora haha
        Depois volto para contar tudo, sabores, receitar, logo, vendas…

        • Volta mesmo!

          Acho que fiquei tão empolgada quanto você. E veio na minha cabeça: brigadeiro alucinado, poderia ser feito com absinto né?
          Uma ideia para entrar para sua carta de sabores. =)

          • Leticia Ferreira

            Gostei da ideia, vou deixar anotado aqui!
            Só precisaria de outra pessoa para provar, já que eu não bebo, não gosto nem do cheiro de álcool 🙁 haha

          • Mayara Matos

            Oii, ADOREI o nome que você escolheu, arrazou! Mas fiquei curiosa, começou a vender os brigadeiros? Espero q sim, muito sucesso pra vc!

  • Fabiola Costa Maciel

    Eu comecei minha jornada “brigadeirosa” a pouco tempo e uso sua receita do melhor brigadeiro, que é perfeito e me inspira muito!! Tenho o nome Brigaderia da Fabi, porque meus amigos sempre falam ” a Fabi tem mãos de fada, a Fabi faz o melhor brigadeiro, o brigadeiro da Fabi”, então decidi colocar meu apelido no nome. O que acha? To no caminho? Adoro suas dicas e suas idéias!! E você é linda e super simpática!! Beijoss <3

    • Se você sente que está caminho, está no caminho. =)

      Adoro nomes pessoais também. Dão personalidade do negócio.

      Você que é fofa demais. Obrigada. <3

      • Fabiola Costa Maciel

        Obrigada linda!! Bjos

  • Gabriela Dantas

    Oi, antes de ouvir este podcast eu já tinha escolhido um nome e até mesmo antes de ter certeza que queria fazer este negócio acontecer. Acabei pensando em um nome em que as pessoas não esperam, porque geralmente quando pensa em doces, bolos e tortas, as pessoas pensam em nomes femininos, então resolvi usar um nome de gênero masculino, por isso criei a logo “Doceiro – Sabores Gourmet”, pensando em – futuramente – expandir em uma confeitaria. Quando eu olhei, realmente, não consigo mais pensar em continuar sem este nome. Obrigada pela ajuda, Carol.

    • Nossa, diferente mesmo… rsss

      Adoro coisas diferentes. Adorei seu nome também.

      Eu que agradeço por compartilhar comigo. =)

  • Monalisa Cordeiro

    Oi, este podcast me ajudou muito, estou começando a trabalhar com doces, bolos, brigadeiros etc. Estou nessa fase de escolha do nome, nossa como é difícil, pois pelo que entendo o nome não precisa ser bonito, mas tem que ter personalidade e combinar com o produto. Estou na dúvida entre Doce Ganache e Bello Dolce! O que acha? Alguma sugestão?

    • Eu não consigo opinar… =)

      Mas eu perguntaria assim: qual deles tem mais a sua cara?

      • Monalisa Cordeiro

        Bello Dolce tem mais a minha cara, mas Doce Ganache combina com o que pretendo fazer!

        • Eu apostaria no que tem a sua cara. Sua cara é o que vende, é o que consegue diferenciar o produto, é o seu diferencial, é o único.
          E o mesmo não é verdade para o produto… O produto só tem alma, originalidade, se ele começa em você. Ou então, ele vai ser apenas mais um produto, mais um nome.

          Eu apostaria em você. =)

  • Ana Da Costa

    Oi Carol! Eu fiquei interessada nesse método aí para escolher o nome mas não consigo abrir o arquivo. Eu preciso de um novo nome para o meu negocio de doces (não vendo apenas brigadeiros, mas também bolos, cupcakes e cookies) pq eu cometi o erro de criar um muito difícil de pronunciar (Ana’s Confectionery). Eu quero fazer uma reestruturação. Ainda prefiro que o nome seja em inglês, porque isso faz parte de quem eu sou (sou professora de ingles atualmente e tenho verdadeira fascinação pelo idioma), mas preciso de um nome mais simples, porque esse ninguém ao meu redor pronuncia corretamente. O pior é que todos os nomes em que pensei já existem (procurei no Facebook e Instagram principalmente). Mesmo não tendo um registro, alguém já usou.

    • Eu procurei esse arquivo por todo lugar e não encontrei.
      Vou refaze-lo e te aviso por aqui. =)

      E Ana’s Bakery você não gosta? Porque a bakery é a prima da confeitaria, mas tem o nome menos complicado.
      É que você falou de confectionery. =)

      • Ana Da Costa

        Pois é, eu já tinha pensado nesse mas já existe, e no Brasil, pq sendo em outro país não teria problema. Já tem mais de uma com esse nome no Facebook e no instagram…não quero q pareça copiado quando alguém for procurar.

  • Dhiecika Borges Teles

    Oie Carol eu comecei vendendo trufas na faculdade no 1ª período sempre adorei fazer, terminei minha faculdade de Administração onde o meu projeto foi a elaboração de um plano de negócio para abrir uma brigadeiria em minha cidade, usei no meu projeto o nome Sonho de Chocolate, hoje tenho a Doce Encanto Brigadeiria, porém estou em busca de abrir minha loja física e em uma pequena busca pela internet percebi que existem milhares de Doce Encanto Brigadeiria então estou pensando em desenvolver uma nova identidade visual e o nome que pensei foi Brigadeira da Dick (Dick é o apelido fofo que meus amigos me chamo pois meu nome é um tanto quanto complicado) ou Dick Doces o que você acha?

    • Eu acho muito mais legal usar o seu nome do que Doce Encanto.
      O seu nome tem personalidade, é único. Além do nome, eu colocaria bastante da sua personalidade dentro do seu negócio também.
      Não deixaria um negócio parecido com o que já existe. Focaria na construção de algo único, como você.
      Parece clichê, mas é a mais pura verdade. =)

  • Rayla Aparecida Leite

    Dá erro no dropbox! Você poderia ajudar? Desde já agradeço

    • Sim, essa conta do dropbox está com um erro e eu também não consigo acessar meu dropbox. Já pedi ajuda para eles, mas eles nunca me responderam. Perdi o meu arquivo. =(