A receita de hoje é super especial e é para a minha super BFF Marília. Eu fiquei há muuuuuito tempo de mostrar para ela como fazer os macarons. Ela é doida para fazer, mas nunca acertou a mão deles.

A receita do macarons é bem simples. Para mim, o segredo está no forno. Eu só consegui fazer macarons quando eu comprei termômetro e observei de perto a temperatura do forno. Mas eu mostro tudo isso no vídeo, para ficar mais fácil. E se você quer vender macarons, veja esse super curso de macarons aqui.

E se você tiver qualquer dúvida sobe os macarons, veja tudo o que eu aprendi sobre eles aqui nesse guia completo sobre macarons.

Semana que vem vai ter Macarons de brigadeiro no blog. =) Aeeeeee!!!! Clubedebrigaderia.com.br

Uma foto publicada por Carolina Tomazetti (@caroltomazetti) em

macarrons de brigadeiro

E depois de uma semana.... oooops... quase um mês, eu trago a receita para vocês. Eu confesso que a parte mais difícil para mim é a edição do vídeo. Então, vamos lá!

Receita de Macarons recheado com Brigadeiro

Print Recipe
Receita de macarons
Porções
Ingredientes
Porções
Ingredientes
Compartilhar

 

Dicas

Eu aprendi a fazer essa técnica da temperatura com o Chef Diego Lozzano. Veja aqui o curso dele de macarons! É topíssimo!

Como fazer macarons?

Para mim aqui em Sorocaba, é muito difícil achar as farinhas de amêndoas prontas. Para isso, eu trabalho com as amêndoas a granel que é bem fácil de encontrar. Para usar essas amêndoas na receita do macarons, eu gosto de tirar a pele delas. Se você não quiser, não é preciso.

Dá um pouco de trabalho retirar essas cascas porque é preciso tirar as cascas uma a uma. Para esse processo, você vai precisar de:

equipamento para descascar as amendoas

  • Água quente o suficiente para cobrir as amêndoas
  • Três recipientes fundos
  • Água fria o suficiente para cobrir as amêndoas
  • Uma forma
  • Uma peneira

Coloque as amêndoas na água fervendo por uns 3-4 minutos. Depois, coe as amêndoas e coloque-as imediatamente em um recipiente com água fria. Agora, basta apertar as amêndoas e a pele sairá com facilidade.

amêndoas descascadas

Pegue essas amêndoas descascadas e as triture de leve no processador. Leve-as para o forno a 160ºC por uns 10 minutos ou até que você aperte essas amêndoas trituradas e elas não grudem na sua mão.

Esse passo é super importante! É muito importante retirar toda a umidade das amêndoas. Se você apertar as amêndoas com as mãos e elas grudarem é porque elas ainda estão muito úmidas. Leve no forno por mais 10 minutos e teste novamente. Faça isso quantas vezes forem necessárias para que as amêndoas não fiquem mais úmidas.

Se você já tiver a farinha de amêndoas, poderá pular uma parte da receita e ir direto para o processador. Mas, se você tiver a farinha, é preciso fazer o teste com as mãos. Se grudar, leve a farinha ao forno, também a 160ºC por 10 minutos. Faça isso até o ponto em que ela não grudar mais nas mãos.

Ai agora sim, podemos ir em frente!

Coloque as amêndoas ou a farinha de amêndoas no processador, junto com o glaçúcar, o amido e o cacau. Bata até que tudo fique bem incorporado e reserve.

Agora, é preciso fazer um merengue. Eu coloquei as claras, que estão frescas, mais o açúcar cristal em uma panela e levei ao fogo baixo até que o açúcar se dissolva por completo nas claras. A melhor forma de ter certeza disso é pegar as claras com os dedos para sentir se ainda há grãos de açúcar nas claras. Se você estiver insegura, você pode fazer esse passo em banho maria tranquilamente.

Bata imediatamente essas claras até que elas fiquem bem firmes.

Adicione a mistura do processador e bata, em velocidade baixa, até que fique tudo bem incorporado. Pode bater tranquilamente tudo na batedeira. Aqui o objetivo não é incorporar ar dentro do macaron. É justamente o contrário. Pode bater sem medo.

Depois de tudo muito bem misturado, é só colocar em saco de confeitar e fazer as bolinhas dos macarons.

Aqui tem um monte de modelos para imprimir e colocar em cima do tapete de silicone para fazer as bolinhas. 

macarons com brigadeiro

Utensílios utilizados no vídeo

O tapete de silicone, eu comprei no xing ling. Chegou em 45 dias e sem adicional de imposto. Foi aqui que eu comprei e paguei 15 reais nele.

Engraçado que os macarons do Insta ficaram mais bonitos que os macarons de hoje. Sabe o nome disso? Lei de Murph. rsssss

E você, curtiu meus macarons?

 


Carolina Tomazetti
Carolina Tomazetti

A Brigadeirsa é o destino Número #1 das doces aspirantes e empreendedoras que estão procurando ter sucesso vendendo doces. BRIGADEIRO. BOM DE COMER. BOM DE FAZER. BOM DE LUCRAR. O melhor brigadeiro do mundo para pessoas que buscam adoçar o caminho em direção a vida que sempre sonharam.