o creme de leite para fazer brigadeiros com cervejas especiais

O grande problema do brigadeiro com a cerveja são propriamente dois pontos: o momento da adição da cerveja e o uso do creme de leite.

Como essas cervejas são, em sua maioria, ácidas, elas devem sempre ser adicionadas por último na receita. Se você adicionar antes, você vai talhar (e detonar) a sua receita completa de brigadeiro.

 

Se você optar por rechear o brigadeiro com a cerveja, você pode seguir as receitas como estão aqui apresentadas, mas não coloque a cerveja na massa. Acompanhe o tutorial das casquinhas (shells) do livro de brigadeiros alcoólicos para fazer esse recheio. Dai o brigadeiro que irá por fora dessas casquinhas, será o brigadeiro aqui desse livro de receitas de brigadeiros com cervejas especiais.

Segundo, todas as receitas aqui presentes utilizam o creme de leite em sua composição. Se você me conhece há algum tempo, sabe que eu não tenho o costume de usar o creme de leite na bolinha do brigadeiro.

Porque eu gosto do sabor marcante e doce que o brigadeiro tem. Para a bolinha, gosto da lei da pureza do brigadeiro: leite condensado, manteiga e chocolate.

Para as outras receitas, como brigadeiro para recheios de bolo, cupcakes, palha italiana… eu gosto de adicionar o creme de leite, para dar leveza e textura de corte.

Mas, no caso das cervejas com álcool, eu achei que era necessário devido ao caráter de textura e sabor que a cerveja provoca nos brigadeiros. O creme de leite suaviza essa textura e traz o sabor melhor da cerveja.

Para finalizar, já que as cervejas são as estrelas desses brigadeiros e também são as estrelas do custo deles, mantive a utilização dos confeitos o mais simples possível. Para não encarecer e balancear um pouco o custo.

O papel do creme de leite na receita do brigadeiro

Se você optar por usar um leite condensado de baixa qualidade, o creme de leite vai ser o seu melhor amigo.

Isso porque o creme de leite estabiliza o ponto do brigadeiro. Dai, você não precisa controlar tão bem o ponto do brigadeiro porque ele vai te ajudar a não passar do ponto.

Quando o brigadeiro é feito com leite condensado e chocolate, a temperatura do chocolate aumenta rapidamente. Por isso, é necessário controlar o seu ponto.

Quando adicionamos o creme de leite, a temperatura aumenta mais devagar. Por isso, é mais fácil acertar o ponto.

E já te adianto, se você passar demais do ponto, mesmo com o creme de leite, ele vai cristalizar também.

O creme de leite não evita a cristalização. Ele ajuda a controlar o ponto. Mas se passar do ponto, cristaliza da mesma forma.

 

Dúvidas?

Clique aqui e faça parte do nosso Grupo no Facebook para tirar todas as suas dúvidas. =)

 

[embed_popupally_pro popup_id=”15″]