Cristalização x Prazo de validade do brigadeiro - qual a diferença

Estamos de volta com a quarta feira de perguntas e respostas aqui da Brigadeirosa. O grande objetivo é responder as dúvidas que recebo aqui no blog e no Youtube.

Hoje eu vou falar da diferença entre cristalização (ou quando o brigadeiro fica açucarado ou quando ele faz casquinha) e o prazo de validade. Esses dois fatores podem estar combinados, mas um não necessariamente significa o outro. Ou seja, um brigadeiro que cristaliza, ou açucara, não quer dizer que ele passou do prazo de validade. E um brigadeiro que passou do prazo de validade não necessariamente ele cristaliza.

Meu nome é Carol e eu sou a fundadora aqui da Brigadeirosa e a minha missão é te mostrar que para viver de brigadeiros é preciso ir além das receitas. Eu acredito que, para ter sucesso nos negócios, é preciso se reinventar e definir o seu sucesso nos seus próprios termos. O conhecimento empreendedor é o que separa as amadoras das empreendedoras de sucesso.

Infelizmente, não é fácil explicar algumas coisas digitando. Por isso, vou fazer os vídeos explicando no meu super quadro a sua dúvida.

[convertkit form=5174933]

A dúvida que recebi hoje é:

Carol, como faço para aumentar o prazo de validade do meu brigadeiro porque ele está cristalizando muito?

A diferença entre cristalização e prazo de validade

Para começar a responder, eu preciso contar que cristalização é diferente de prazo de validade. Uma coisa não quer dizer a outra.

Isso é, um brigadeiro cristalizado não quer dizer que está vencido. E um brigadeiro vencido não quer dizer que vai estar cristalizado.

Mas pode ser que um brigadeiro vencido esteja cristalizado.

O prazo de validade é o prazo em que o seu brigadeiro está próprio para consumo. Para a minha receita de brigadeiro, o prazo de validade é de 3 dias em temperatura ambiente.

Para outras receitas, infelizmente, eu não consigo estimar a validade. É preciso que você entre em contato com uma nutricionista para fazer essas definições.

A cristalização é quando no brigadeiro começa a aparecer pedaços que parecem aglomerados de açúcar. Em alguns casos, são mínimos o açucaramento, que aparece apenas uma casquinha sobre o brigadeiro. Outros casos chegam a ser extremos, em que o brigadeiro literalmente petrifica.

[convertkit form=5175092]

Como aumentar o prazo de validade do brigadeiro?

Para aumentar o prazo de validade do brigadeiro você pode adicionar:

Para saber melhor o quanto seu prazo de validade foi aumentado é preciso consultar uma nutricionista. Eu não consigo fornecer esse tipo de informação. É preciso de um profissional especializado para te ajudar para o seu caso.

O prazo de validade muda de acordo com a sua receita e com a marca dos ingredientes que você utiliza. Por isso que, se você comercializa seus brigadeiros, é preciso sim consultar uma nutricionista para fazer esses cálculos e para orientações.

Respeite o seu cliente e tenha consciência e clareza dos produtos que você oferece a ele.

Como diminuir a cristalização?

Para diminuir a cristalização o primeiro passo é usar ingredientes de qualidade. Logo depois, é preciso controlar o ponto do brigadeiro finamente.

Quanto pior a qualidade do leite condensado, mais ponto seu brigadeiro vai precisar. Isso significa mais cristalização.

E, mesmo para boas qualidades de leite condensado, é preciso controlar o ponto do brigadeiro com a temperatura porque essa é a única forma de ter certeza que acertou o ponto certo.

Visualmente, você apenas tem uma direção do ponto. Com o controle de temperatura, você garante o ponto do seu brigadeiro. E, garantir o ponto certo do seu brigadeiro, também é entregar o produto de alta qualidade para o seu cliente e também com qualidade constante.

O creme de leite ajuda a estabilizar o ponto do brigadeiro. Isso quer dizer que, sem o creme de leite, a temperatura de cozimento do brigadeiro cresce rapidamente. Com o creme de leite, esse crescimento é mais suave.

Isso quer dizer que, é mais fácil acertar o ponto com o creme de leite justamente porque ele faz essa estabilização do ponto.

Mas isso não quer dizer que ele evita 100% a cristalização. Se você passar demais da temperatura do ponto do brigadeiro, vai continuar cristalizando mesmo com creme de leite.

Quer ir além e saber sobre como evitar por vez a cristalização, quais os ingredientes para evitar, e quais as temperaturas dos pontos certos das receitas de brigadeiro? Faça parte do curso de brigadeiros da Brigadeirosa. 

Written by Carolina Tomazetti

Meu nome é Carol e eu sou empreendedora digital criativa e engenheira de brigadeiros. Eu tenho mais de 2.500 alunas inscritas no meu curso online de brigadeiros que aliás, vai além de receitas, chegando no empreendedorismo, incluso precificação facilitada e vendas genuínas. Fui convidada para falar sobre a Brigadeirosa no Google GDG Sorocaba e no GTalks da UFSCAR. Além de brigadeiros, eu vou te mostrar que seu negócio é muito mais do que ganhar dinheiro. Eu faço o Movimento Empreendedorismo com Alma ::: união das suas habilidades, seus desejos com a lucratividade. Viver com significado liberdade e abundância.

11 thoughts on “Cristalização x Prazo de validade do brigadeiro – qual a diferença?

    1. O ponto depende dos ingredientes que você usa e das marcas. Não existe um ponto que é igual para todas as situações. =)
      Para utilizar o sorbato, é preciso contratar uma nutricionista ou profissional da área para que ele possa fazer essa indicação com segurança para você.
      Um ótimo dia para você também. 😘 😘

  1. Carol, eu TAMBÉM amo doce de leite açucarado/cristalizado e sem queter um dia consegui fazer meu brigadeiro ficar cristalizado SEM que quebrasse dentes, rsrsrs. Minha pergunta é: como reproduzir esse brigadeiro açucarado?
    Amo suas dicas!

    1. Ahhhh hahahaah! Que ótimo!
      O brigadeiro açucarado pode ser facilmente obtido usando um leite condensado de baixa qualidade e passando um pouco do ponto de desgrudar do fundo da panela.
      Outra coisa que você pode fazer é mexer com muita força quando chegar no ponto. Literalmente batendo no brigadeiro. =)
      Oooooobrigada 😍 😍 😍

    1. Tem sim, mas no caso do brigadeiro não funciona bem. Porque para que a glucose evite a cristalização, a concentração de açúcar deve ser altíssima. Que não é o caso do brigadeiro.
      Para evitar a cristalização, basta controlar o ponto dele. =)

  2. oi, eu faço brigadeiros para vender e nem sempre vendo tudo. posso colocar ele na geladeira mesmo depois de enrolado com os confeitos? se sim, por quanto tempo?? tava sem tempo para sair para vender por conta do meu curso e deixei ele duas semanas na geladeira e agora to com medo de vender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *