A diferença entre Cristalização e Prazo de Validade

Estamos de volta com a quarta feira de perguntas e respostas aqui do Clube de Brigaderia. O grande objetivo é responder as dúvidas que recebo aqui no blog e no Youtube.

Infelizmente, não é fácil explicar algumas coisas digitando. Por isso, vou fazer os vídeos explicando no meu super quadro a sua dúvida.

A dúvida que recebi hoje é:

Carol, como faço para aumentar o prazo de validade do meu brigadeiro porque ele está cristalizando muito?

A diferença entre cristalização e prazo de validade

Para começar a responder, eu preciso contar que cristalização é diferente de prazo de validade. Uma coisa não quer dizer a outra.

Isso é, um brigadeiro cristalizado não quer dizer que está vencido. E um brigadeiro vencido não quer dizer que vai estar cristalizado.

Mas pode ser que um brigadeiro vencido esteja cristalizado.

O prazo de validade é o prazo em que o seu brigadeiro está próprio para consumo. Para a minha receita de brigadeiro, o prazo de validade é de 3 dias em temperatura ambiente.

Para outras receitas, infelizmente, eu não consigo estimar a validade. É preciso que você entre em contato com uma nutricionista para fazer essas definições.

A cristalização é quando no brigadeiro começa a aparecer pedaços que parecem aglomerados de açúcar. Em alguns casos, são mínimos o açucaramento, que aparece apenas uma casquinha sobre o brigadeiro. Outros casos chegam a ser extremos, em que o brigadeiro literalmente petrifica.

Como aumentar o prazo de validade do brigadeiro?

Para aumentar o prazo de validade do brigadeiro você pode adicionar:

Para saber melhor o quanto seu prazo de validade foi aumentado é preciso consultar uma nutricionista. Eu não consigo fornecer esse tipo de informação.

Como diminuir a cristalização?

Para diminuir a cristalização o primeiro passo é usar ingredientes de qualidade. Logo depois, é preciso controlar o ponto do brigadeiro finamente.

Mesmo com a adição de creme de leite é possível cristalizar o brigadeiro. O creme de leite ajuda, mas não evita 100% contra a cristalização.

 


Carolina Tomazetti
Carolina Tomazetti

A Brigadeirsa é o destino Número #1 das doces aspirantes e empreendedoras que estão procurando ter sucesso vendendo doces. BRIGADEIRO. BOM DE COMER. BOM DE FAZER. BOM DE LUCRAR. O melhor brigadeiro do mundo para pessoas que buscam adoçar o caminho em direção a vida que sempre sonharam.

  • Gabryelle

    Carol, qual a melhor maneira de congelar brigadeiros?

    • Estou fazendo o vídeo dele.
      Deve ir no ar nessa quarta ou, no máximo, na quarta que vem. =)