o brigadeiro recheado e padronizado

Para fazer o brigadeiro recheado de nutella, eu já mostrei aqui nessa receita como fazer. 

Acontece que medir a quantidade de nutella no recheio pode ser um grande desafio. Então, eu vou te mostrar aqui uma forma de se padronizar esse recheio para que todos os seus brigadeiros tenham a mesma quantidade de recheio.

Eu utilizei a mesma técnica do brigadeiro licoroso. Ou seja, eu fiz uma casquinha de chocolate e usei essa casquinha como padrão.

Lembre-se de que essa casquinha pode ser em qualquer formato. Não é preciso necessariamente que seja redonda.

É claro também que a casquinha redonda vai te ajudar a ter o brigadeiro mais redondo facilmente. Mas qualquer outro formato, desde que não haja muita diferença entre a altura, largura e profundidade da forminha, vai funcionar da mesma forma. Ou seja, não importa o formato, desde que que seja o mais quadrado ou redondo possível. Eu falei mais sobre isso aqui no vídeo do brigadeiro licoroso.

Tutorial da padronização do recheio do brigadeiro

 

tutorial padronização de recheio do brigadeiro

#01 Escolha o formato da casquinha do chocolate e escolha o recheio

Eu usei nesse tutorial a forminha meia esfera. Comprei aqui no Armazém 2000.

Mas no brigadeiro licoroso eu mostro o uso de uma forminha qualquer de chocolate, não se esqueça de ver essa opção também.

Agora, a bwb está fazendo as esferas já com os furos. Clique aqui para ver a forminha.

#02 Escolha qual chocolate irá trabalhar

Para fazer a casquinha de chocolate, você pode usar o:

  • chocolate nobre
  • chocolate fracionado ou hidrogenado

Se usar o chocolate nobre, será preciso temperar o chocolate para fazer a casquinha. Lembre-se de que, se você mora em um lugar muito quente e não há controle de temperatura ambiente para trabalho. Mesmo se executar a têmpera perfeitamente, o chocolate final pode não aguentar a temperatura ambiente e já começar a derreter. Para mais informações sobre a têmpera do chocolate, veja aqui meu método de têmpera super fácil e sem bagunça. 

Se decidir usar o chocolate fracionado ou hidrogenado (clique aqui para ver a diferença entre o chocolate fracionado e o hidrogenado), não é preciso temperar o chocolate. Basta derreter e fazer as casquinhas.

#03 Faça as casquinhas

Nesse tutorial, eu usei o chocolate fracionado. Repare que eu usei o chocolate meio amargo. Mas foi por falta de opção mesmo.

Meu chocolate branco fracionado acabou e aqui por perto não consegui encontrar.

Mas, para o brigadeiro de leite ninho, eu usaria o chocolate branco para as casquinhas.

Eu simplesmente derreti o chocolate, preenchi a forma de semi esferas e bati a forminha levemente na pia para tirar as bolinhas de ar.

Depois, virei a forminha de cabeça para baixo para retirar todo o excesso de chocolate. Levei a forminha para a geladeira por 5 minutos.

E assim, as casquinhas já estão prontas:
fazendo a casquinha- de chocolate

#04 Coloque o recheio

Cada forminha dessa de chocolate, pesa 1 grama de chocolate.

Para colocar o recheio, eu usei uma colher de café mesmo e preenchi com a nutella. É claro que você também pode usar um saco de confeitar com a nutella para preencher mais eficientemente todas as casquinhas de uma vez.

Para cada metade de casquinha, eu usei 3 gramas de nutella. Ou seja, de recheio eu usei 2 gramas de chocolate da casquinha e 6 gramas de nutella.

o recheio com nutella

#05 Feche a casquinha

Para fechar as duas metades, basta fechar mesmo. Não é preciso fazer nada de mais.

O recheio já vai "grudar" levemente um no outro.

fechando a bolinha recheada de nutella

#06 Enrole o brigadeiro

Pegue a base do seu brigadeiro, nesse caso eu usei o brigadeiro de leite ninho e usei 16 gramas de brigadeiro.

recheando o brigadeiro de leite ninho

#07 O brigadeiro pronto

O brigadeiro pronto ficou com 22 gramas de brigadeiro mais recheio, sendo o peso final de 24 gramas (brigadeiro mais confeitos).

brigadeiro recheado e padronizado

#08 A mordida do brigadeiro

O resultado final é um brigadeiro padronizado de recheio. Ou seja, todos os brigadeiros terão a mesma quantidade de recheio e seus clientes vão ficar felizes porque não haverá brigadeiros "desprivilegiados" de recheio.

o brigadeiro recheado e padronizado


Carolina Tomazetti
Carolina Tomazetti

A Brigadeirsa é o destino Número #1 das doces aspirantes e empreendedoras que estão procurando ter sucesso vendendo doces. BRIGADEIRO. BOM DE COMER. BOM DE FAZER. BOM DE LUCRAR. O melhor brigadeiro do mundo para pessoas que buscam adoçar o caminho em direção a vida que sempre sonharam.

  • Flavinha

    Bom dia Carol, tudo bem ?
    Será que poderia me ajudar, eu estou procurando essas casquinhas, ou melhor essas forminhas para fazer as minhas casquinhas, mas não estou encontrando, sabe o nome dessa forma ou como faço para encontrar, em algum site.
    Um grande beijo e feliz 2017 a você e toda a sua família.