brigadeiro feito de amendoim

O cajuzinho é um doce de festa muito conhecido. Desde que eu me entenda por gente, ele é um docinho de festa que estava sempre presente na super mesa de docinhos dos aniversários infantis.

Eu já fiz aqui no blog a receita de brigadeiro de amendoim (clique aqui para ver essa receita).

Acontece que o brigadeiro de amendoim e o cajuzinho são primos. Eu faço tipo uma classificação com os meus docinhos e brigadeiros assim:

  • brigadeiro = leite condensado + manteiga + chocolate
  • docinho = leite condensado + manteiga

O que eu quero dizer é que, eu chamo de docinho tudo que a base é leite condensado mais manteiga. Mas se nessa base for chocolate, eu chamo de brigadeiro. Mania minha... 🙂

Seguindo esse meu raciocínio:

  • o brigadeiro de amendoim = leite condensado + manteiga + chocolate + amendoim
  • o cajuzinho = leite condensado + manteiga + amendoim

Então, para fazer a receita do cajuzinho basta retirar o chocolate da receita do brigadeiro de amendoim.

Eu também já fiz aqui no blog a receita do brigadeiro de paçoquinha. Você também pode fazer o cajuzinho diretamente com a paçoquinha, a diferença é que ela vai cortar bem o doce do docinho.

Pode usar tanto a paçoquinha normal quanto a paçoquinha cremosa.

Como fazer a receita de cajuzinho?

Clique aqui e siga essa receita do brigadeiro de amendoim.

Siga exatamente essa receita, mas não use o chocolate.

E para o amendoim, nessa receita eu fiz a pasta do amendoim. Mas você pode usar as pastas de amendoins prontas, como essas aqui:

pasta de amendoim

Você também pode usar diretamente na receita a paçoquinha e a paçoquinha cremosa:

paçoquita
paçoquita cremosa

Dicas de confeito para o cajuzinho

Paçoquinha:

Para confeitar os brigadeiros de amendoim, eu usei paçoquinha. Eu amassei as paçoquinhas até que elas virassem farofa. Se você quiser, uma outra boa opção é utilizar amendoim triturado. Processe os amendoins torrados até que eles virem uma farofa.

Mas, o meu confeito preferido para essa receita, é a paçoquinha. Como a paçoquinha não é muito doce, ela tem aquele fundinho salgadinho, eu gosto de passar os brigadeiros nela, sabe?

Acho que o contraste de sabor fica perfeito.

confeito de paçoquinha para o melhor brigadeiro de amendoim

Amendoim triturado:

Uma segunda opção de confeito é usar o próprio amendoim triturado.
enrolando os brigadeiros de amendoim

Perguntas Frequentes de como fazer cajuzinho:


Posso usar o amendoim triturado na receita?

Pode usar sim. Pode comprar a farinha de amendoim também. Todas vão funcionar. A diferença entre elas vai ser na textura final do brigadeiro.

Se usar a farinha de amendoim, a textura vai ficar mais lisa do que os amendoins triturados.

Posso usar a paçoquinha na receita? Ela não vai ficar salgada?

Pode usar sim. Não, não vai ficar salgada. Mas por causa do sal da própria paçoquinha, ela vai cortar bastante o doce do brigadeiro. Entretanto, ele não vai chegar a ficar salgado.

No brigadeiro de pistache, é raro encontrar os pistaches que não são salgados. E nem por isso o brigadeiro dele fica salgado. Fica bem menos doce. Engraçado que os homens adoram esse brigadeiro e, eu acredito, que é porque o doce é cortado pelo próprio pistache salgado.

Dá para usar 02 rolhas ou 02 pacotinhos de paçoquinha direto na receita, no lugar da pasta de amendoim. Eu já fiz a receita do brigadeiro com paçoquinha aqui, vem ver.

Posso usar a paçoquinha cremosa na receita? Ela não vai ficar salgada?

Da mesma forma do uso da paçoquinha, pode usar sim. Sem problemas e não vai ficar salgada. Dá para usar 02 colheres de sopa direto na receita, no lugar da pasta de amendoim. Eu já fiz a receita do brigadeiro com paçoquinha aqui, vem ver.

Observação IMPORTANTÍSSIMA:

Eu não sei de onde veio esse nome de cajuzinho para o docinho de amendoim. Eu me lembro que o docinho de cajuzinho era um docinho da Maguary que vinha numa caixinha amarela e era de cajú. Era isso mesmo, ou to doida?

Dai, eu também me lembro que nos aniversários, eles faziam o cajuzinho de amendoim e colocavam o amendoim no topo do docinho.
Mas a pergunta é: o que tem a ver cajuzinho com o amendoim? =)

 


Carolina Tomazetti
Carolina Tomazetti

A Brigadeirsa é o destino Número #1 das doces aspirantes e empreendedoras que estão procurando ter sucesso vendendo doces. BRIGADEIRO. BOM DE COMER. BOM DE FAZER. BOM DE LUCRAR. O melhor brigadeiro do mundo para pessoas que buscam adoçar o caminho em direção a vida que sempre sonharam.