o que você precisa para vender brigadeiros

Meu nome é Carol e eu sou a fundadora aqui da Brigadeirosa e a minha missão é te mostrar que para viver de brigadeiros é preciso ir além das receitas. Eu acredito que, para ter sucesso nos negócios, é preciso se reinventar e definir o seu sucesso nos seus próprios termos. O conhecimento empreendedor é o que separa as amadoras das empreendedoras de sucesso.

Começar um negócio é difícil sim, não vou mentir. Mas ser difícil é muito diferente de ser impossível.

O meu maior conselho que eu posso te dar, se você quer começar a vender brigadeiros é:

“Mantenha tudo o mais simples possível!”

Acontece que muitas vezes achamos que precisamos da melhor panela, da melhor colher, das melhores caixinhas, dos melhores ingredientes para  começar. Dai você calcula todo o dinheiro que precisa para começar e boooooom: o dinheiro não dá!

E é nesse boooom que começam as desculpas: é difícil demais, eu não tenho dinheiro…

E eu já te adianto uma coisa, quando temos desculpas demais para tudo, a razão de não poder começar não é por causa do caminhão de desculpas que você está alavancando, mas por um simples motivo: você simplesmente não quer!

Eu aprendi isso observando as minhas próprias atitudes. Toda vez que eu tinha dificuldades demais no caminho, a resposta na verdade era que eu não queria realmente fazer aquilo.

O interessante é que quando eu quero fazer uma coisa, por mais impossível que seja, sempre tinha uma forma de se começar agora.

Eu te dou esse grandioso conselho aqui: Se observe, observe cada desculpa, cada dificuldade que encontra para fazer qualquer coisa. E se achar que está difícil demais, pode ser que esse não seja o melhor caminho para você. 🙂

Se não for o melhor caminho para você, seja criativa e encontre o caminho que realmente faça sentido para você.

Se você não tem desculpas e realmente não tem dinheiro para investir para começar a vender brigadeiros, o que eu te digo é:

Mantenha o mais simples o possível!

Você precisa de uma panela, uma colher, um recipiente para colocar o brigadeiro para esfriar e só!

Mas Carol, não existe uma panela que é melhor para fazer brigadeiros? Não tem uma colher que é melhor para fazer brigadeiro?

Ter tem, mas a pergunta que você deveria se fazer é a seguinte:

Eu realmente preciso de algo novo para começar?

E eu te respondo: Não!

Se você já tem uma panela, um fogão, uma colher, um recipiente, dá para começar agora mesmo. Não precisa de nada novo e você não precisa do melhor para começar.

Depois que você começar, que der certo a venda dos seus brigadeiros. Ai sim, pense em investir e melhorar seus instrumentos de trabalho.

Mas para começar, eu repito: comece com o que você já tem!

Quando eu comecei a vender brigadeiros, eu comecei com tudo o que eu já tinha em casa. Não inventei moda nenhuma. Comecei com tudo o que já tinha ali.

Eu tomei essa decisão de começar com o que eu já tinha, depois de ir em uma dessas lojas lindaaaaas de utensílios de cozinha. E, para mim naquele momento, aquilo tudo era uma depressão. Eu queria comprar tudo, queria tudo lindo, tudo perfeito. E eu não tinha dinheiro para nada daquilo.

E a verdade era que eu não precisava realmente de nada daquilo. Eu achava que ia ser legal ter aquelas fofuras da minha cozinha.

Porém a vontade de começar a vender brigadeiros era tão grande que o que me passou na cabeça foi isso: não preciso disso tudo ai para começar. Utensílios para fazer o brigadeiro eu já tenho.

Eu voltei para casa, separei todos os utensílios para os meus brigadeiros e me fiz um desafio: quando eu ganhasse dinheiro com os brigadeiros, eu iria reinvestir e ter utensílios lindos. Dai quando eu tivesse a minha confeitaria, tudo ia para lá.

O que eu quero te passar aqui é o seguinte: comece pelo simples, comece pelo pequeno e isso não quer dizer pensar pequeno.

 “Comece pequeno e sonhe grande!”

O que você realmente precisa para começar a vender brigadeiros?

Então, para realmente começar, o que você realmente precisa é: Matéria Prima!

Você vai precisar de dinheiro para investir em:

  1. Leite condensado
  2. Chocolate
  3. Confeitos
  4. Manteiga
  5. Forminhas de brigadeiro

Essas são as 5 matérias primas básicas para começar com brigadeiros. Simplesmente porque sem eles, não tem brigadeiro. 😉

Quando eu comecei, eu também comprei aquelas embalagens retangulares que eles usam para bolos. Eu colocava todos os meus brigadeiros ali e entregava assim para o meu cliente. E, não vou mentir, muitas vezes eu pedia a embalagem de volta.

Eu pedia de volta porque era caro para mim. Não dava para comprar uma para todas as encomendas.

Eu acho que paguei uns 2 reais pela embalagem na época.

Eu encontrei umas fotos dessa época, veja como eu fazia:

meus doces na caixa de bolo para vender

Nessa caixa tinha: pães de mel e cupcakes.

Nessa outra, tem uma caixa em cima dessa ai, só com brigadeiros. E em cima dessa caixa com brigadeiros, tem os meus cake pops.

meus brigadeiros para vender

Depois que comecei a vender e que começou a dar certo, que eu comecei a fazer embalagens mais bonitinhas.

Depois que deu certo é que fui investir para melhorar os produtos. Então, eu comecei a vender com essas embalagens de papelão e plástico bem fofinhas:

pão de mel que eu comecei a vender

Eu quero que você lembre da parte em que falei: Eu só me preocupei mais com a apresentação, com a forma de vender, depois que eu realmente tive clientes e já vendia os brigadeiros para eles.

O principal ingrediente para começar um negócio

O principal ingrediente para começar um negócio sempre vai ser: você!

E quando eu digo você , eu quero dizer força de vontade, eu quero dizer sonhos, eu quero dizer motivação… Eu quero dizer tudo o que diz respeito a você!

Veja que tudo o que falei aqui e no início do post dizem respeito a somente uma pessoa: você mesma.

Isso porque o fator principal para começar um negócio e para que ele dê certo, sempre vai ser você.

Você é o fator fundamental!

Pensando nisso, então ficou fácil, se depende só de você, você tem controle para começar e para fazer tudo.

E se você precisa de uma mãozinha para calcular o preço dos seus brigadeiro e ter certeza de que não vai perder dinheiro com eles, clique aqui.

Me conta, o que você está esperando então?

Written by Carolina Tomazetti

Meu nome é Carol e eu sou empreendedora digital criativa e engenheira de brigadeiros. Eu tenho mais de 2.500 alunas inscritas no meu curso online de brigadeiros que aliás, vai além de receitas, chegando no empreendedorismo, incluso precificação facilitada e vendas genuínas. Fui convidada para falar sobre a Brigadeirosa no Google GDG Sorocaba e no GTalks da UFSCAR. Além de brigadeiros, eu vou te mostrar que seu negócio é muito mais do que ganhar dinheiro. Eu faço o Movimento Empreendedorismo com Alma ::: união das suas habilidades, seus desejos com a lucratividade. Viver com significado liberdade e abundância.

95 thoughts on “O que você precisa para começar a vender brigadeiros?

  1. Adorei seu post Carol, estou começando agora e é bem assim mesmo, procurei comprar os ingredientes melhores e deixar utensilios pra depois, separei uma panela que eu gosto, uma colher de pau e alguns pratos, que so uso para os brigadeiros. Adorei a parte de pedir as embalagens de volta, pq para alguns clientes, os mais conhecidos eu tb peço, pois pra nós sai caro e eles irão jogar no lixo neh?!?!
    Adoro suas dicas, são sempre muito importantes. Grande beijo

  2. Oi Carol, tudo bem?
    Como sempre adoro seus posts eles sempre nos incentivam.
    O meu sonho é trabalhar em casa mesmo e fazer doces maravilhosos Amo chocolate o brigadeiro nem se fala, acho que é por isso que tenho vontade em trabalhar com doces pois cinto prazer em faze-los. Depois que te conheci a e adquiri o e book a minha vida nunca mais foi a mesma e as suas dicas sempre me ajuda a melhor.

    Obrigada mais uma vez.
    Aproposito que Cupcakes lindos nos ensina a fazer. 🙂

    Bjus

    1. Oi Gaby! Boa, e você?

      Ahhh fico feliz em saber que ajudei! 🙂

      Ahhh pode deixar!

      Estou querendo fazer no final do mês.

      Eu faço os cupcakes de brigadeiro, muffins recheados de brigadeiro, muffins com gotas de brigadeiro.

      É maaaaara!

      Pode deixar que vou postar tudo aqui! 😉

      Muito obrigada por essas palavras doces! Fez o meu dia! 🙂

      Bjos

      1. Carol vou aguardar anciosa…
        neste final de semana fiz o bolo p o niver da minha mãe e 4 sabores de brigadeiro e beijinho tbm. Todas as receitas do livro. Nossa foi um sucesso a família inteira elogiou.
        Obrigada mais uma vez.

        Bjus

  3. Poxa Carol, que incentivo vc me deu, ultimamente estava desanimada, com receio de não dar certo, pois também estou começando agora, na verdade faço bombons, ainda não fiz os brigadeiros, pela dificuldade de encontrar os confeitos aqui na minha cidade (aqui so tem os confeitos hidrogenados, e ainda não sei como fazer), e daí me passa um milhão de pensamentos negativos..enfim, tudo que vc relatou no post…mas eu vou começar..é bola pra frente, é tentar, é dar tudo pelo nosso sonho, então vou enfrentar.. super beijo…

    1. Isso! Bola para frente!
      O importante é começar. O resto a gente aprende no caminho.
      Se não tem granulado legal, use raspas de chocolate. Dá na mesma! 😉
      Aliás, dá na mesma não, fica mais lindo e bem charmoso.
      Ou então, banhe os brigadeiros em chocolate.
      Use castanhas, bolachas, leite em pó… Tudo o que você ver, use de confeitos.
      Adoro fazer isso… rsss
      Falei sobre isso aqui: http://clubedabriga.wpengine.com/quais-os-confeitos-de-brigadeiro-que-eu-uso/
      Espero te ajudar.
      Vai em frente! E depois me conta! 🙂
      Super beijos

  4. Nossa…bem que a Mell Santos do blog Saída de Emergência disse, você dá dicas maravilhosas, e principalmente, sabe fazer a pessoa pensar, e não se atropelar começando da maneira errada. Adorei de coração, não vi tudo ainda, mas estarei sempre por aqui. Quantos aos brigadeiros, eu nunca fiz deles minha fonte de renda sabe, já fiz alguns que parentes me pediram, pessoas próximas, mas nunca fui a fundo. Agora vendo todas essas informações, dá vontade de cair dentro sim. Parabéns pela iniciativa e sucesso!

  5. Oi, Carol

    Esse post veio na hora certa…ja estava pensando em desistir, mas eu realmente adoro trabalhar com chocolate. Minha dificuldade maior é com a venda, vivo dizendo que não levo jeito.Você me animou muito e vou vencer esta barreira! Muito obrigada por contar-nos suas experiências de iniciante.

  6. oi Carol, mais uma vez excelente post e uma chuva de ânimo e motivação para nós que estamos começando.. Vc está de parabéns..

    Hoje a minha dúvida é como eu posso oferecer o meu produto aos clientes? Eu queria tipo oferecer para pequenas mercearias ou fazer por encomenda mas não sei como oferecer…

    Obrigada, e parabéns pelo blog talento e pelo post..

    Obrigada Nathália..

  7. Bom dia Carol, tudo bem com você?

    Adoro suas dicas, já comecei a fazer meus brigadeiros, minha maior dificuldade é colocar preço e vender, se possível
    disponibilize a ficha técnica para impressão.

    Beijos

  8. Olá Carol,
    Bom ótima dica realmente da vontade de trocar os utensílios da cozinha inteira. Kkkk
    So que não deu, como vc mesma disse pra começar não precisamos disso.
    Estou vendendo na faculdade somente na minha sala, mais meu maior sonho e abrir uma loja ja tem até nome.rsrs
    Quando busco na Internet receitas acho várias e as vezes são muito complicadas, então compro a brigadeiro ja pronto so pra enrolar, so que o lucro e menor. Mais tempo medo de fazer e não ficar bom e perder meus clientes que ja estão acostumados com os que eu levo ja.
    Quero uma receita confiável de brigadeiros
    Também de pão de mel e cake pops.
    obrigada…

  9. É sempre muito bom vir aqui e ler os seus posts, além de encherem de idéias, sempre acabo recarregando as energias! Concordo que tudo depende de nós mesmas, que somos capazes de fazer tudo o que temos vontade e queremos! Temos que arregaçar as mangas e ter mais atitudes do que ficar só pensando “e se…”. Demorei para fazer a fanpage no Facebook porque não achava que estava preparada, até que minha sócia não quis mais esperar e disse que teria quer ser naquele momento ou nunca. Cada dia aprendendo mais e mais, e sempre com a sua ajuda! Obrigada!

  10. Adorei o post. Vou começar a vender hoje brigadeiros e confesso que estou ansioso.
    Obrigado pelas dicas. Bjs Carolina Tomazetti ! <3

  11. Adorei o post. Vou começar a vender hoje brigadeiros e confesso que estou ansioso.
    Obrigado pelas dicas. Bjs Carolina Tomazetti ! <3

  12. Olá Carol o post me ajudou muito! Mas ainda preciso de mais uma dica. .. eu quero vender brigadeiros mais não tenho noção onde consigo embalagens e etiquetas pra colocar algumas informações, preciso de embalagens únicas ou seja uma pra cada brigadeiro, como pacotinhos.
    Me ajuda 🙂

  13. Olá Carol o post me ajudou muito! Mas ainda preciso de mais uma dica. .. eu quero vender brigadeiros mais não tenho noção onde consigo embalagens e etiquetas pra colocar algumas informações, preciso de embalagens únicas ou seja uma pra cada brigadeiro, como pacotinhos.
    Me ajuda 🙂

  14. Olá Carol!!Adorei as dicas,com isso me fortaleceu,pq não estava sabendo por onde começar.Só queria apenas uma dica,vou começar tb pelo simples pq da mesma forma não tenho condiçoes….Eu tenho que vender por quanto o brigadeiro basico?

  15. Olá Carol!!Adorei as dicas,com isso me fortaleceu,pq não estava sabendo por onde começar.Só queria apenas uma dica,vou começar tb pelo simples pq da mesma forma não tenho condiçoes….Eu tenho que vender por quanto o brigadeiro basico?

    1. Mariana, não existe um preço certo para você vender o seu brigadeiro.
      Eu falaria para você olhar a sua concorrência.
      O que eles estão fazendo?
      Como eles vendem?
      Qual o preço deles?
      O que você faz melhor que eles?
      Dai, dá para encontrar o melhor preço para você 😉

  16. Bom dia, Carol! Fiquei mega feliz com as suas dicas…sei fazer, gosto de fazer, tenho milhares de idéias e uma amiga que abraça as minhas ideias…mas não sei como e para quem vender…infelizmente não sou muito boa em oferecer, nem em cobrar…acho que o que está faltando é isso…obrigada pelo incentivo!

  17. Bom dia, Carol! Fiquei mega feliz com as suas dicas…sei fazer, gosto de fazer, tenho milhares de idéias e uma amiga que abraça as minhas ideias…mas não sei como e para quem vender…infelizmente não sou muito boa em oferecer, nem em cobrar…acho que o que está faltando é isso…obrigada pelo incentivo!

  18. Oi Carol, bom dia. Amei sua postagem e estou pensando em começar um negócio desses. Gostaria de mais dicas específicas. Você pode falar comigo por e-mail ?camyladeodato@hotmail.com

    Obrigada flor. Beijos.

  19. Oi Carol, bom dia. Amei sua postagem e estou pensando em começar um negócio desses. Gostaria de mais dicas específicas. Você pode falar comigo por e-mail ?camyladeodato@hotmail.com

    Obrigada flor. Beijos.

  20. Oi boa noite obrigada pelo empurrão pois estou passando por um momento financeiro ruim e preciso ajudar meu marido com as despesas vou começar sim a fazer. Logo te daria meu retorno. Bjs. Muito obrigada.
    Olha se vc puder algumas dicas de valores para venda agradeço.

    1. Eu também estou pensando em vender agora no início das aulas. E o preço que eu tenho em mente é R$1,00 até R$1,50 para iniciar. Se for pequeno,o valor menor (no caso R$1,00). Também fiquei boiando nos valores e louca para investir nas embalagens. Achei que deveriam ter uma boa impressão, mas, depois da dica vou investir depois que passar a lucrar! Boa sorte pra gente!

        1. Elias, na primeira semana vendi por 1,00. Em seguida passei a vender por 1,50 devido o custo que eu estava tendo com materiais e meio de transporte para ir até o atacadão e sem esquecer da produtividade (o tempo que estava levando para todo o preparo). O leite condensado aumentou bastante… e eu só uso itambé ou moça, que para mim são os melhores e principalmente para doces que não podem perder a qualidade. Como hoje eu trabalho com 18 sabores o custo está mais alto! Eu adoraria que aqui na minha região pudesse colocar por 2,00, mas como não posso exigir tanto e é apenas um extra… continuo vendendo por 1,50 🙂

  21. Oi boa noite obrigada pelo empurrão pois estou passando por um momento financeiro ruim e preciso ajudar meu marido com as despesas vou começar sim a fazer. Logo te daria meu retorno. Bjs. Muito obrigada.
    Olha se vc puder algumas dicas de valores para venda agradeço.

    1. Eu também estou pensando em vender agora no início das aulas. E o preço que eu tenho em mente é R$1,00 até R$1,50 para iniciar. Se for pequeno,o valor menor (no caso R$1,00). Também fiquei boiando nos valores e louca para investir nas embalagens. Achei que deveriam ter uma boa impressão, mas, depois da dica vou investir depois que passar a lucrar! Boa sorte pra gente!

        1. Elias, na primeira semana vendi por 1,00. Em seguida passei a vender por 1,50 devido o custo que eu estava tendo com materiais e meio de transporte para ir até o atacadão e sem esquecer da produtividade (o tempo que estava levando para todo o preparo). O leite condensado aumentou bastante… e eu só uso itambé ou moça, que para mim são os melhores e principalmente para doces que não podem perder a qualidade. Como hoje eu trabalho com 18 sabores o custo está mais alto! Eu adoraria que aqui na minha região pudesse colocar por 2,00, mas como não posso exigir tanto e é apenas um extra… continuo vendendo por 1,50 🙂

  22. Olá Carol! Você aconselha pra quem tá iniciando o negócio a pegar encomendas somente mediante sinal? Porque fico com medo de ao começar, pegar uma encomenda sem sinal e no dia, por exemplo, a pessoa cancelar! Aí já fiz os brigadeiros! E se eu não tiver ninguém pra passar a frente na hora?

  23. Olá Carol! Você aconselha pra quem tá iniciando o negócio a pegar encomendas somente mediante sinal? Porque fico com medo de ao começar, pegar uma encomenda sem sinal e no dia, por exemplo, a pessoa cancelar! Aí já fiz os brigadeiros! E se eu não tiver ninguém pra passar a frente na hora?

    1. Oi Érika! =)

      Eu recomendo não somente para inciantes, mas para qualquer tipo de encomenda e em qualquer momento, sempre peça o sinal.
      Eu peço 50% do valor total.
      Eu acho justo. A pessoa dá valor porque ela já pagou uma parte e firma o compromisso.
      Caso aconteça alguma coisa, você não fica no prejuízo total.
      =)

  24. Olá. Muito obrigado pelas dicas adorei!! Quero fazer algo aqui em Utah mas tipo as pessoas são muito fechadas e não tem brasileiros como ter sucesso com isso ?! Obrigado

  25. Olá. Muito obrigado pelas dicas adorei!! Quero fazer algo aqui em Utah mas tipo as pessoas são muito fechadas e não tem brasileiros como ter sucesso com isso ?! Obrigado

  26. Oi Carol… amei sua matéria, e te digo uma coisa, eu estava pensando assim querendo tudo bonitinho. Mas d pois me dei conta q quando começamos algo, começamos do baixo. E d pois d ler sua matéria me empolguei maias ainda. Bjs

  27. Nossa eu adorei me levantou tudo que falou bateu,comigo eu Trab de babá mas tenho 2 filhos pequenos um de 10 anos e 7 anos difícil meu esposo Trab…e temos que pág uma pessoa p cuida dele nossa vai um valor..e sempre tive essa vontade p fazer mas sempre achei que tinha que ter a panela linda kkkl …
    E outra fico mas perto dos meus filhos escola vou correr atraz disso vou fazer que sempre pensei …

  28. Nossa eu adorei me levantou tudo que falou bateu,comigo eu Trab de babá mas tenho 2 filhos pequenos um de 10 anos e 7 anos difícil meu esposo Trab…e temos que pág uma pessoa p cuida dele nossa vai um valor..e sempre tive essa vontade p fazer mas sempre achei que tinha que ter a panela linda kkkl …
    E outra fico mas perto dos meus filhos escola vou correr atraz disso vou fazer que sempre pensei …

  29. Oi Carolina!
    Como eu estava precisando ler exatamente essas suas palavras!
    Preciso levantar dinheiro para ajudar minha família e pensei em algo que pudesse começar com pouco dinheiro e algo que eu amasse: brigadeiros!
    Depois dessas suas ótimas dicas, com certeza começarei!
    Só uma pergunta: Como você começou as vendas? para que público?

    Bjo e obg

  30. Oi Carolina!
    Como eu estava precisando ler exatamente essas suas palavras!
    Preciso levantar dinheiro para ajudar minha família e pensei em algo que pudesse começar com pouco dinheiro e algo que eu amasse: brigadeiros!
    Depois dessas suas ótimas dicas, com certeza começarei!
    Só uma pergunta: Como você começou as vendas? para que público?

    Bjo e obg

  31. Carol, achei muito interessante seu post, pois estou querendo começar. Fiquei um pouco desanimada com o preço dos chocolates finos para brigadeiros, mas como vc disse, manterei a coisa num nível simples até conseguir ir para o próximo nível. Quem sabe uma loja no futuro? Meu desafio agora é vencer a timidez para vender, pois nunca vendi nada na minha vida! Dá até frio na barriga!

  32. Carol, parabens pelo blog e pelo canal no youtube, tu sempre coloca as informações muito bem.
    tenho uma duvida, tu achas que se usar uma panela que não seja muito grossa, tipo aquelas de teflon simples de casa mesmo, interfere no rendimento e quantidade da receita?

  33. boa noite! eu agora realmente não posso nem pensar em comprar seu livro .
    mais queria muito saber como calcular um bom preço??
    pois tenho que vende-los e ter uma margem mesmo que pequena de lucro ??
    tem como dizer o valor da unidade??
    aguardarei sua resposta …

  34. oi boa noite sempre assisto seus videos e sempre mim ajudaram queria tirar ma duvida vc acha que vale a pena eu investir em cartoes e panfletos esto começa esse mes e estou muito ansiosa para receber as primeiras encomendas bjs !!

  35. Oi boa tarde, muito boa sua matéria como iniciar seu negócio vendendo brigadeiro, motivacional.
    Acabei dando risada sozinha quando li que você pedia a embalagem de volta…..(ainda passo por isso).
    Muito obrigada!!

  36. Olá, Eu já vendo brigadeiros. Decidi de repente. E graças a Deus tem dado certo. Vendo na empresa e na faculdade. Mas agora quero expandir, mas não sei como começar.

  37. Olá, Boa tarde!
    As suas dicas é muito interessante.
    Me ajudou muito
    Vou começar a vender os meus.
    Mas vou fazer o de copinho.
    Eu devo cobrar quanto em cada copinho?
    Att Viviane

  38. Olá Carol!!!
    Fiquei desempregada e comecei a procurar algo para fazer para ter uma renda, então comecei a vender brigadeiros, e pão de mel na porta da escola do meu filho, começou a dar muito certo as crianças adoram e compram tudo, só que estou com um problema que não sei como resolver nesta escola tem um senhor que tem uma barraquinha que não vende nada do que eu estou vendendo, pois eu mesma faço questão que seja assim pois não quero prejudicar ninguém, só que parece que ele me denunciou para a fiscalização pois algumas crianças vieram me alertar de uma possível fiscalização, só que penso que a rua é publica se não estou vendendo nenhum produto que ele vende acho que existe espaço para todos.
    Sou uma pessoa muito correta e não vim neste mundo para prejudicar ninguém e fico indignada quando encontro pessoas com esta capacidade.
    Existe alguma maneira de eu conseguir uma licença para ser correta na lei, uma vez que o que vendo é tudo muito caseiro, não tenho barraca coloco minhas coisinhas em uma caixinha de isopor pequena pois estou começando e é tudo muito pequeno ainda inclusive quantidades.
    Será que vc pode me ajudar com algum conselho, inclusive não sei o que acontece se a fiscalização me pegar o que podem fazer? recolher mercadorias? me multar?
    Estou sem saber o que fazer continuar tirar licença se é que existe alguma licença para isto.
    por favor me ajude.
    Obrigada!!!
    grande bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *